segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Português do Brasil

Comunidade de Países de Língua Portuguesa

O português, ou língua portuguesa, não é propriedade de um indivíduo ou de um grupo fechado de pessoas, mas é um fenômeno social, patrimônio cultural de um povo e sua identidade cultural. O português se espalha por todos os níveis da estratificação social. (Cagliari, 2010)

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), órgão criado em 1996, abrange atualmente 12 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Geórgia, Guiné-Bissau, Japão, Moçambique, Namíbia, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Turquia.  A sua sede fica em Lisboa, Portugal. 

A Geórgia, o Japão, a Namíbia e a Turquia fizeram sua adesão em 2014. O Peru, o Marrocos e a Indonésia estão entre mais dez países que estão preparando as suas candidaturas. A língua portuguesa está se espalhando pelo mundo. 

Nota: De acordo com o Art° 13 da Constituição Federal de 1988, “A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.”

Entre as 10 línguas mais faladas no mundo, temos:

. Mandarim – 1051 milhões – China, Malásia e Taiwan.
. Hindi – 565 milhões – Índia, regiões norte e central.
. Inglês – 545 milhões – EUA, Reino Unido, Partes da Oceania.
. Espanhol – 450 milhões – Espanha e Américas.
. Árabe – 246 milhões – Oriente Médio, Arábia, África do Norte.
. Português – 218 milhões – Brasil, Portugal, Angola.
. Bengalês – 171 milhões – Bangladesh, Nordeste da Índia.
. Russo – 145 milhões – Rússia e Ásia Central.
. Francês – 130 milhões – França, Canadá, Oeste e Centro da África.
10º. Japonês – 127 milhões – Japão.

Considerações

Segundo dizia na Unicamp,  em outras palavras, o meu professor de Filosofia Hermas Arana, em 1993, o português é a língua ocidental mais difícil que existe, seguido imediatamente pelo francês, pelo grande número  de exceções gramaticais e pela dificuldade da conjugação dos verbos. De acordo com ele, o inglês, por ter uma gramática muito simples, é a língua ocidental mais fácil de aprender.  

Conforme explica Cagliari (2010), a língua falada é uma língua viva, mas ela não fica parada no tempo, pois sofre as constantes transformações da sociedade falante. 

Os dialetos do português do Brasil 

Pelos usos diferentes no tempo e nos mais diversos grupos sociais, uma língua se transforma num conjunto de falares diferentes ou dialetos, todos muito semelhantes entre si. (Cagliari, 2010)

Os dialetos de uma língua viva, como o português,  são como outras línguas específicas com suas gramáticas específicas, mas muito semelhantes. Uma definição prática de gramática:  é o modo de formar a frase com o substantivo, mais o adjetivo, mais o verbo e seus complementos  para a comunicação oral (a fala) ou escrita. 

A escola ensina apenas o dialeto-padrão, aquele que segue a norma culta da língua portuguesa, oficializada pela Constituição Federal e vigente em todo o território nacional. Os demais dialetos são considerados errados, pois suas gramáticas são erradas.  (Cagliari, 2010) 

No momento em que os dialetos do português se diferenciarem muito uns dos outros, logo se tornarão, de fato e reconhecidamente, línguas diferentes, como aconteceu com o latim vulgar, cujos  dialetos geraram o português, o francês, o espanhol, o italiano, etc., as chamadas línguas neo-latinas. (Cagliari, 2010).

Segundo o linguista Cagliari (2010, o português puro e legítimo, o do dialeto-padrão, é usado apenas pela minoria intelectualizada. Além disso, atualmente a linguagem “picadinha” da comunicação pela internet também destrói o dialeto-padrão. Como diz o referido  linguista, o português do dialeto-padrão está morrendo e um dia vai desaparecer; seus diversos dialetos darão origem a novas línguas.

O português tem vários dialetos pelas cinco regiões territoriais do Brasil. Os dialetos do português são filhos do português e netos do latim. (Cagliari, 2010)

Assim, temos os dialetos do Norte, do Nordeste, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. Há regiões que apresentam mais de um dialeto. A fala desses dialetos apresenta sotaques diferentes. Na Região Sudeste, destaca-se o dialeto caipira, usado amplamente em todos os grupos sociais das cidades do interior paulista, juntamente com o dialeto-padrão. 

Embora o português tenha muitos dialetos diferentes, verdadeiras línguas diferentes, todos os dialetos apresentam semelhanças entre si e por isso todos os brasileiros se comunicam perfeitamente. Na prática, o que ocorre é que nas viagens de turismo pelo Brasil ou em outras circunstâncias, os brasileiros acabam aprendendo rapidamente outros dialetos, bastando um pouco de comunicação através da fala.  (Cagliari, 2010)    

Convivendo com esses dialetos regionais, temos, em todo o país,  o dialeto-padrão, de prestígio social, o usado pela elite intelectualizada,  onde se incluem a escola e a universidade. Do ensino fundamental ao médio, a educação no país, é transmitida a todas as gerações no dialeto-padrão, também como forma de ascensão social e intelectual.  O ensino da gramática oficial da língua portuguesa se completa no ensino médio. Como terceiro nível da educação, a universidade exige dos alunos a norma culta da língua, a do dialeto-padrão, desde o vestibular até a  pós-graduação. (Cagliari, 2010)       

O português é a identidade cultural da nossa pátria, patrimônio que Portugal nos legou, há mais de quinhentos anos. Nós, brasileiros da elite intelectualizada, devemos zelar pelo dialeto de prestígio da nossa língua dando o bom exemplo, principalmente  às crianças e adolescentes. 

O português é a língua em que pensamos, falamos e percorremos a vida diariamente. O dialeto que usamos, oralmente ou por escrito, expressa a nossa identidade cultural. A nossa linguagem é a principal impressão que passamos de nós mesmos ao mundo. 

Nota 1: No ano de 1994, fiz um curso de Linguística com o linguista Luís Carlos Cagliari no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, por opção minha, complementação essa que julguei necessária à minha formação.  

Fonte: 

Cagliari, Luís Carlos, Alfalbetização e Línguística, São Paulo, Scipione, 2010

https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_dos_Pa%C3%ADses_de_L%C3%ADngua_Portuguesa

http://lista10.org/diversos/os-10-idiomas-mais-falados-do-mundo/

Profa. Lúcia Rocha 

Imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/CPLPmap2.png


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada