Independência ou Morte, Pedro Américo
Estamos na Semana da Pátria. É quando se comemora a independência do Brasil. Salve 7 de setembro!
O blog desta semana é todo dedicado ao Brasil, nossa pátria amada. É também uma singela homenagem ao meu querido filho Ismael Augusto pelo seu constante sucesso no trabalho em que demonstra o seu grande patriotismo. É também um singelo presente de aniversário antecipado a ele.
O quadro
Esse óleo sobre uma tela gigantesca, de 4,15m de altura por 7,60m de comprimento, mostra um valente Dom Pedro I erguendo a espada no ar para declarar a independência do Brasil de Portugal com a célebre frase:
”Independência ou Morte!”
A cena refere-se a 1822, às margens do riacho Ipiranga, que ficava em São Paulo. O Príncipe (nesse tempo ele ainda não era o Imperador do Brasil) estava acompanhado por uma tropa de alazões com os oficiais em uniforme de gala, mais alguns camponeses que vinham passando ao lado.
O quadro “Independência ou Morte” também conhecido como Grito do Ipiranga, é do grande pintor retratista brasileiro Pedro Américo, do século XIX. Segundo os historiadores, na obra quase tudo é ficção, criatividade do artista, o que gerou polêmica. É o quadro mais famoso sobre a Independência e que pertence ao acervo do Museu Paulista da USP, em São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga.
Na época, o quadro foi encomendado pela família real portuguesa que morava no Brasil e investia na construção do Museu do Ipiranga. A ideia da obra era ressaltar a monarquia. O artista terminou o quadro em 1888, em Florença, na Itália, 66 anos após a proclamação da Independência e alguns meses antes da proclamação a República.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_ou_Morte_(pintura)
Profa. Lúcia Rocha
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxvH3o-xA1tvsleTiHVU9hkXv7wdENcXhhx822MoSxdrrVOEcQjN2cnwphFSrs7-MOjRD1uGeEzbt_548jrRQpobhaucvudxwLdrzFmDeDa9G0tTTJxJdWOAgTkPuBK4biyAVNxRLzC-1X/s1600/0,,16547339-EX,00.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada