Brasil
Humberto de Campos, autor espiritual do livro “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho”, começa a narrativa dos fatos que antecederam a descoberta do Brasil. No espaço, Jesus conversava com o mensageiro Helil, encarregado dos problemas sociológicos da Terra:
-- ”Aproveitaremos o elemento simples de bondade, o coração fraternal dos habitantes destas terras novas, e, mais tarde, ordenarei a reencarnação de muitos Espíritos já purificados no sentimento da humildade e da mansidão, entre as raças oprimidas e sofredoras das regiões africanas, para formarmos o pedestal de solidariedade do povo fraterno que aqui florescerá, no futuro, a fim de exaltar o meu Evangelho, nos séculos gloriosos do porvir. Aqui, Helil, sob a luz misericordiosa das estrelas da cruz, ficará localizado o coração do mundo!
Para esta Terra maravilhosa e bendita será transplantada a árvore do meu Evangelho de piedade e de amor. No seu solo dadivoso e fértil todos os povos da terra aprenderão a lei da fraternidade Universal. Tu, Helil, te corporificarás na Terra no seio do povo mais pobre e trabalhador do ocidente.”
Continuando a narrativa, o espírito Humberto, autor do livro, diz: “ Consoante a vontade piedosa do Senhor, todas as suas ordens foram cumpridas integralmente. Daí a alguns anos, o seu mensageiro se estabelecia na Terra, em 1394, como filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, e foi o heroico Infante de Sagres, que operou a renovação das energias portuguesas, expandindo as suas possibilidades realizadoras para além dos mares.
O elemento indígena foi chamado a colaborar na edificação da pátria nova; almas bem-aventuradas pelas suas renúncias se corporificaram nas costas da África flagelada e oprimida e, juntas a outros Espíritos em prova, formaram a falange abnegada que veio escrever na Terra de Santa Cruz, com os seus sacrifícios e com os seus sofrimentos, um dos mais belos poemas da raça negra em favor da humanidade.
Foi por isso que o Brasil, onde confraternizam hoje todos os povos da Terra e onde será modelada a obra imortal do Evangelho do Cristo, muito antes do Tratado de Tordesilhas, que fincou as balizas das possessões espanholas, trazia já, em seus contornos, a forma geográfica do coração do mundo.”
(Brasil, Coração do mundo, pátria do Evangelho, p.16-17, Espírito Humberto de Campos, Francisco Cândido Xavier, 1938, FEB)
Mensagem de Emmanuel
(“Brasil coração do mundo, pátria do Evangelho”, prefácio; Espírito Humberto de Campos, Francisco Cândido Xavier, FEB, 1938).
(...) “ O Brasil não está somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas, também, a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e de fé raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro.”
(...) “se a Grécia e a Roma da antiguidade tiveram a sua hora, como elementos primordiais das origens de toda a civilização do Ocidente; se o império português e o espanhol se alastraram quase por todo o planeta; se a França, se a Inglaterra têm tido a sua hora proeminente nos tempos que assinalam as etapas evolutivas do mundo, o Brasil terá também o seu grande momento, no relógio que marca os dias da evolução da humanidade. Se outros povos atestaram o progresso, pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil terá a sua expressão imortal na vida do espírito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade, e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz.”
(...) “Peçamos a Deus que inspire os homens públicos, atualmente no leme da Pátria do Cruzeiro, e que, nesta hora amarga em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais, no seio das oficinas humanas, saibam eles colocar muito alto a magnitude dos seus precípuos deveres. E a vós, meus filhos, que Deus vos fortaleça e abençoe, sustentando-vos nas lutas depuradoras da vida material. Emmanuel”
Nota de Lucia Rocha: Esse prefácio foi escrito por Emmanuel por ocasião da publicação do livro citado, em 1938.
Mensagem do Guia Ismael
“O Brasil tem a missão de cristianizar. É a Terra da Promissão. A Terra de todos. A Terra da fraternidade. A Terra de Jesus. A Terra do Evangelho. Não foi por acaso que tomou o nome de Vera Cruz, de Santa Cruz. Não foi por casualidade que recebeu desde o berço o leite da religião cristã. Não foi sem significação que a viu o primeiro navegador debaixo do Cruzeiro do Sul. Na Era Nova e próxima, abrigará um povo diferente pelos costumes cristãos. Cumpre ao que ouve os arautos do Espaço, que convocam os homens de boa vontade para o preparo da Nova Era, reconhecer em Jesus o chefe espiritual.
Com o Evangelho explicado à luz do Espiritismo, a moral de Jesus, semeada pelos jesuítas e alimentada pelos católicos, atingirá a sua finalidade, que é rejuvenescer os homens velhos, que aqui nascerão ou para aqui virão de todos os pontos do Globo, cansados de lutas fratricidas e sedentos de confraternidade. A missão dos espíritas no Brasil é divulgar o Evangelho em espírito e verdade.
Os que quiserem bem cumprir o dever, a que se obrigaram antes de nascer, deverão, pois, reunir-se debaixo deste pálio trinitário: Deus, Cristo e Caridade. Onde estiver esta bandeira, aí estarei eu. Ismael."
(in “Escorço histórico da Federação Espírita Brasileira”, cap. “As origens da Federação”. Texto completado em 1984. Obs. “Escorço” significa resumo. Leia a nota 2, abaixo. (http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/126.pdf)
Nota 1: O livro “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho” , ditado pelo espírito Humberto de Campos a Francisco Cândido Xavier, em 1938, esclarece as origens remotas da formação da pátria do Evangelho. Analisa fatos da história do Brasil, demonstrando a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus em seu processo evolutivo durante o descobrimento, a escravidão, os momentos nativistas, a independência, a guerra do Paraguai, a República , o Espiritismo e o movimento espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como coração espiritual da Terra.
Nota 2: Ao “Grupo Confúcio”, nome anterior da Federação Espírita Brasileira, se deve a revelação de que Ismael é o Guia do Brasil. Esta informação está em “Escorço histórico da Federação Espírita Brasileira”, no capítulo “As origens da Federação”. A Federação é chamada Casa de Ismael.
Fontes:
https://www.facebook.com/FEBoficial/photos/a.724120247652949.1073741840.148943508503962/714998481898459/?type=1&theat
http://momento.sobaoticaespirita.com/brasilcoracaodomundo.pdf
Profa. Lucia Rocha
Imagem: http://i295.photobucket.com/albums/mm147/picturaemeae/historia%20BR/mapa.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada