A 34ª edição da Expoflora tem como tema “Flores, Sabores e Sensações”.
O evento acontece até 27 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19 horas. É a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à Primavera que se inicia no dia 23 de setembro. A exposição se encerra no dia 27 de setembro (domingo) e já é sucesso de público desde seu início em agosto.
Holambra é uma cidade do interior de São Paulo ( Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim), com pouco mais de 11 mil habitantes. A cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor. Por isso, em 2011, a cidade foi reconhecida como a Capital Nacional das Flores.
Seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantém uma forte presença da cultura dos seus fundadores holandeses. Durante a Expoflora, entre agosto e setembro, os produtores lançam novas variedades de flores e plantas avaliando assim a sua aceitação pelo consumidor.
Atrações
Chuva de Pétalas e Parada das Flores
Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30) são duas das atrações mais esperadas da Expoflora. Para a realização da Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de rosas, o equivalente a 18 mil flores aproximadamente por dia.
As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre. Nos fins de semana, também em todo o parque por meio de um helicóptero, às 17h30, o que dobra a quantidade diária de flores utilizadas. Diz a tradição que quem pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.
Está ocorrendo também a 11ª Mostra de paisagismo e jardinagem
Diversos ambientes são apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores com sugestões para que os visitantes façam em seus jardins.
Shopping das Flores
Numa área de 3.300 metros quadrados estão à disposição, para serem levadas para casa, cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.
Culinária Holandesa e Brasileira
Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os visitantes pelo paladar, além dos tradicionais pratos típicos holandeses: Pannekoek (panquecas), Eisben (joelho de suíno), Batata Holandesa, Poffertjes (mini panquecas), Speculaas, Stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana) entre outros.
Passeio turístico
Realizado pelas ruas da Holambra durante a Expoflora, o Passeio Turístico mostra aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil, além de proporcionar a visita a um campo de flores e ao moinho de vento, construído em tamanho natural.
Danças típicas holandesas
Jovens holambrenses apresentam-se diariamente, a partir das 14h30, nos quatro palcos do recinto. É o único palco no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda.
Museu Histórico-Cultural de Holambra- Localizado no recinto do evento e tem entrada gratuita. E outras atrações como mini-sitio, parque de diversões.
Compras
Souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração. São três shoppings com cerca de 250 estandes para a comercialização de artesanatos e produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos, roupas e calçados.
Participe!
Fonte e imagens: http://www.portaldepaulinia.com.br/regiao/noticias/30526-expoflora-2015-exposicao-de-flores-em-holambra-recebe-a-primavera.html
Profa. Lúcia Rocha
Lá é lindo..
ResponderExcluir