segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Brasil!

Brasil!  
A ti ofereço as mais belas rosas,
orvalho  da manhã primaveril  
pelos versos enluarados
que aos poetas inspiraste,
pelos tantos amores
que em teu seio abrigaste.

Se te elevas em hosanas
aos páramos celestes,
canto contigo,
desdobro em minha lira
cada verso teu,
alegria e êxtase.

Se te vejo em vil braseiro,
vermelho incandescente 
de imolação sem fim,
choro contigo,    
a tua dor é a minha dor.

Brasil, 
trenzinho caipira
sol a sol na sinfonia do operário
sempre nos trilhos
alheio à história,  
tua paixão é o  futebol,
em dia de jogo a cara pintada,
as bandeiras agitadas, 
o agito e o grito,  
a loucura da torcida!

Brasil,
berço onde nasci  
e onde tenho o meu clã, 
diante de ti me inclino 
em reconhecimento,   
a brasilidade eu herdei
na infância,
legado meu aos descendentes.    

Brasil!
Mostra a tua cara!
Tua cara imensa de sotaques coloridos!
Confia em mim!
Confia em mim! 
Brasil! 

(Poesia de Lucia Rocha, 2010)

Profa. Lúcia Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada