segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A História da Arte - 4

Em nenhuma outra época como no século XII, a arte europeia se aproximou tanto da arte oriental como no apogeu do estilo românico. Assim eram as esculturas de Arles e as iluminuras de tantos  manuscritos. 

Os artistas então abandonaram a ideia de representar as coisas tais quais as vemos. Assim, os artistas tiraram bom proveito da sua liberdade com relação às formas e as cores. Então, eram  o ouro brilhante e os azuis luminosos para a ourivesaria , as intensas cores das iluminuras , o vermelho brilhante e os verdes profundos dos seus vitrais.  Essa liberdade iria habilitá-los a transmitir a ideia do sobrenatural.  

Vitral, Catedral de Chartres 

O estilo românico não sobreviveu sequer pelo século XII. A nova ideia nasceu ao norte da França. Era o aparecimento do estilo gótico. . Este influenciou a arquitetura das catedrais góticas com alteração das abóbadas, uma edificação de pedra e vidro que o mundo jamais tinha visto. 

Catedral de Notre-Dame de Paris 

O século XII foi o século das grandes catedrais. Esse trabalho continuou no século XIV e mais além, mas já não era prioridade. Os construtores góticos do século XIV já não se contentavam com os majestosos contornos das catedrais anteriores. Gostavam de exibir a decoração de complexos rendilhados. As igrejas já não eram as principais obras dos arquitetos. Assim foram construídos municipalidades, sedes de corporações, universidades, palácios, pontes e portas das cidades. 

As esculturas ainda eram feitas de pedra para as igrejas, mas agora surgem os trabalhos menores em metais preciosos ou marfim. O amor dos pintores desse século é visto nos detalhes graciosos dos manuscritos iluminados como no Saltério da Rainha Mary. As figuras humanas eram inspiradas na arte italiana. 

Na Itália, em Florença, surge Giotto com sua pintura religiosa. Ele foi contemporâneo do grande poeta florentino Dante Alighieri que escreveu a Divina Comédia.

O Renascimento

O Renascimento começou em meados do século XIV. O Renascimento é também conhecido  como Renascença. A palavra renascença significa nascer de novo, ressurgir. A ideia de Renascimento ganhava terreno desde o tempo de Giotto. Os italianos sabiam que sua civilização antiga tinha sido dissipada pelas invasões das tribos germânicas, os godos e os vândalos que invadiram a Itália e desmantelaram o Império; eram os “bárbaros” do norte da Europa.

A ideia de renascimento era a de ressurreição da “grandeza de Roma”. O período entre a idade clássica e o Renascimento foi chamado de Idade Média. Assim, como os italianos culpavam os godos pela queda do Império romano começaram a se referir à arte desse período como arte gótica com a intenção de significar “bárbara”, tal como hoje chamamos vandalismo a destruição inútil de belas coisas.  

O maior escultor do círculo de Brunelleschi foi o mestre florentino Donatello (1386-1466) . Ele esculpiu São Jorge em mármore , altura 209 cm (Museo Nazionale del Bargello, Florença).  O santo guerreiro  reflete em seu rosto energia e concentração, nada tem da beleza indefinida dos santos medievais. 

São Jorge, Donatello

A nova arte da perspectiva aumenta a ilusão da realidade.
O domínio da ciência e o conhecimento da arte clássica ficaram durante um tempo na posse exclusiva dos italianos do Renascimento.

Assim como  a geração de Donatello se cansou do estilo gótico internacional e desejou criar figuras mais vigorosas e austeras, também no norte resolveram revolucionar com suas descobertas. Quem fez algo totalmente novo foi o pintor Yan van Eyck. Ele estava ligado à corte de Borgonha, mas trabalhou mais na região dos Países Baixos que hoje é a Bélgica. Em 1432, Ele concluiu o políptico “O retábulo de Gand” iniciado por seu irmão Hubert, um óleo sobre painel, cada painel com 146,2 cm (Catedral de São Bavão, Gand). 

O retábulo de Gand com as folhas fechadas, Yan van Eyck  

O retábulo de Gand com as folhas abertas, Yan van Eick

Sua mais notável concepção de nova arte Yan aplicou na concepção de Adão e Eva depois da Queda no Paraíso. 

Van Eyck foi o inventor da pintura a óleo. Ele inventou uma receita de preparação de tintas. Antes dele os artistas usavam a têmpera, que era a mistura de pigmentos extraídos da natureza (plantas e minerais) com o ovo. A arte de van Eyck teve seu maior triunfo nos retratos. Ele passou a usar óleo em vez de ovo, permitindo-lhe trabalhar mais devagar e com maior precisão. Um dos seus retratos mais famosos é o do mercador italiano Giovanni Arnolfini que viera aos países baixos a negócios com sua noiva. O quadro representa o casamento.  

Os esponsais dos Arnolfini, Yan van Eyck

Em 1440, Fra Angelico pintou a Anunciação, um afresco (Museo de San Marco).

Anunciação, Fra Angelico

Em 1475, os pintores discutiam os problemas da pintura de fundo de suas obras. Entre os artistas florentinos da segunda metade do século XV que lutaram por uma solução para esta questão encontrava-se o pintor Sandro Boticelli (1446-1510). Um dos seus quadros mais famosos não representa uma lenda cristã, mas um mito clássico : o nascimento de Vênus. Para os homens cultos da época, a mitologia dos admiradores gregos e romanos representa  algo mais do que alegres e bonitas histórias da carochinha. Acreditavam que essas lendas ocultavam verdades profundas e misteriosas.

O cliente que encomendou a obra a Boticelli era membro da rica e poderosa família dos Medici. Para os letrados, a história do nascimento de Vênus era o símbolo do mistério através do qual a mensagem divina da beleza veio ao mundo. Vênus emerge do mar numa concha que é impelida para a praia pelos alados deuses eólios (dos ventos) no meio de uma chuva de rosas. Quando Vênus está quase pisando na terra uma das Horas ou Ninfas recebe-a com um manto de púrpura. 

As figuras de Boticelli parecem menos sólidas, não são tão corretamente desenhadas, mas os movimentos graciosos recordam a tradição gótica de Fra Angelico. A Vênus de Boticelli é tão bela que não percebemos o comprimento incomum do seu pescoço, ou o acentuado caimento dos seus ombros ou o modo singular como o braço esquerdo se articula ao tronco. O rico mercador que encomendou esse quadro foi Lorenzo de Medici. Foi a serviço do empório desse mercador que Américo Vespúcio navegou para o Novo Mundo e descobriu o continente a que deu o nome de América.

Aqui se dá o “fim oficial” que os historiadores dão à Idade Média. 

O nascimento de Vênus, Boticelli

Fonte: Gombrich, E.H., A história da arte, Rio de Janeiro: LTC, 2009 

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

http://institutomusicalrenatobon.com.br/pesquisa/wp-content/uploads/2014/08/Vitral-02.png

http://2.bp.blogspot.com/-AXB6IWKMoQ0/U_LJ8ShhNmI/AAAAAAAAAp4/_8NoHzGh948/s1600/Notre-Dame-de-Paris.jpg

http://ulpilex.es/veritas/wp-content/uploads/2010/06/San-Jorge-Donatello.jpg

http://uploads6.wikiart.org/images/jan-van-eyck/left-panel-from-the-ghent-altarpiece-1432.jpg

https://classconnection.s3.amazonaws.com/417/flashcards/3807417/png/van_eyck-1489ABC781F7E6B7BA3.png

https://agordura.files.wordpress.com/2012/08/van_eyck_-_arnolfini_portrait.jpg

http://www.amormariano.com.br/wp-content/uploads/Quadro-Fra-Angelico-300x220.jpg

http://galeriadefotos.universia.com.br/uploads/2012_05_07_23_50_590.jpg

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