Fréderic Chopin
Fréderic François Chopin (1810-1849), filho de mãe polonesa e pai francês, nasceu em Zelazowa Wola, Polônia. Radicou-se na França. Foi um grande compositor e pianista da época romântica. Sua elaboração harmônica e técnica refinada são comparadas a Mozart e Beethoven. Sua influência na música permanece até hoje.
Fréderic também foi um grande patriota. Mesmo tuberculoso, no final da sua curta vida de 39 anos, ele tocou em concertos para angariar dinheiro para a sua pátria, a Polônia, que estava na Revolução. Escolhi este grande compositor - um dos meus preferidos - para a postagem desta Semana da Pátria como um exemplo de extraordinário patriotismo.
Obras
Embora tenha vivido no século XIX, foi educado na tradição da música clássica de Mozart, Beethoven, Haydn e Clementi, que vieram bem antes dele. A música de Chopin para o piano combina um senso rítmico único, principalmente o uso do rubato (tempo “roubado”). O uso frequente do cromatismo e do contraponto associa a beleza melódica à vigorosa linha do baixo. Ele levou o gênero noturno a um nível aprofundado de sofisticação. Manteve formas de dança popular como a mazurca polonesa e a valsa vienense.
Ele foi o primeiro a escrever baladas e scherzi (brincadeiras) como peças individuais. Chopin inspirou-se em Bach para escrever seu próprios prelúdios. Suas peças mais conhecidas são o Estudo Revolucionário , Op. 10 nº12, em Dó menor (também conhecido como 1812, data em homenagem a Napoleão Bonaparte); a Valsa do Minuto, Op. 64, nº1 ; o terceiro movimento da Marcha Fúnebre e a Grande Valsa Brilhante, Op. 18, nº 1.
A Polonaise em La maior, Op. 40. Nº 1, a “Militar” e a Polonaise em La bemol Maior, Op. 53, a “Heróica”, estão entre suas obras mais amadas e executadas ao piano. Deixou 264 obras conhecidas. Seu trabalho predominantemente para solos de piano inclui um pequeno número de obras para conjuntos incluindo um segundo piano, violino, violoncelo, voz ou orquestra.
A respeito de Chopin, um aluno seu escreveu no diário: “ Sua apresentação sempre foi nobre e linda; seus tons cantados ora em forte, ora no mais suave piano. (...) Ele odiava tudo o que fosse vagaroso e demorado, como rubatos fora do lugar e exagerados andamentos... e é precisamente a esse respeito que as pessoas cometem os maiores erros ao executar suas obras.”
FILME
À Noite Sonhamos, ( A song to remember), 1945,colorido, com Merle Oberon e Cornel Wilde.
Sinopse
Biografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos: Fréderic Chopin (Cornel Wilde). Depois de ser expulso da Polônia por se recusar a tocar para o governador Czarista, Chopin e seu professor musical fogem para Paris. Lá, Chopin conhece a escritora Aurore Dupin (Merle Oberon), mais conhecida pelo pseudônimo masculino George Sand que usava para assinar seus livros, por quem se apaixona perdidamente. Fisicamente debilitado e temendo que seu romance se tornasse público, Chopin, acompanhado de Sand, viaja para a Ilha Majorca, onde o clima úmido e chuvoso favoreceria o agravamento da sua tuberculose. Essa adaptação para as telas rendeu 6 indicações para o Oscar, incluindo o de Melhor Ator (Cornel Wilde) e Melhor Roteiro Original.
Nota: Vi o filme duas vezes em épocas diferentes. Belíssima produção. É também uma história de patriotismo, lindas músicas românticas. Emocionante!
Chopin (Cornel Wilde)
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A9d%C3%A9ric_Chopin
Profa. Lúcia Rocha
Imagens:
http://artseverydayliving.com/blog/wp-content/uploads/2013/08/frederic-chopin-183811.jpg
http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/arquivos/noticia_foto/zoom_FT_4a57a625d066a.jpg
http://i.ytimg.com/vi/zLqyM_iQius/hqdefault.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Song_to_Remember
http://i.ytimg.com/vi/8h_LOke7V7Y/hqdefault.jpg
http://s3.amazonaws.com/auteurs_production/images/film/a-song-to-remember/w448/a-song-to-remember.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada