segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nesta Rua tem Um Bosque

Maestro Antônio Carlos Gomes

“Nesta rua, nesta rua tem um bosque
Que se chama que se chama solidão.
Dentro dele dentro dele mora um anjo
que roubou, que roubou meu coração.

Se eu roubei, seu roubei teu coração,
Tu também, tu também roubaste o meu.
Se eu roubei, seu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem.”

(Canção; autor anônimo)

Nota 1: Aprendi esta canção na escola nos anos de 1950. Ela tem uma variante com uma letra que fala em “pedrinhas brilhantes”. Eu prefiro esta versão, pois a letra é uma poesia mais romântica, que combina melhor com a melodia.

Nota 2: Esta canção nada tem de popular, embora hoje seja do domínio público.  Obviamente, foi composta por alguém que conhecia música muito bem e sabia fazer canções, pois a letra é uma bela poesia, perfeitamente adequada à melodia. O autor preferiu o anonimato. Uma bela composição, que faz vibrar nossos mais ternos sentimentos, por isso tem resistido ao tempo.

Certamente, quando renascermos, nós todos teremos a alegria de reencontrá-la, aqui mesmo, no Brasil.      

 Esta melodia nos remete às encantadoras modinhas do grande Maestro Antônio Carlos Gomes, campineiro que viveu em meados do século XIX.

Minha singela homenagem a ele.

Profª Maria Lucia

Imagem: http://oglobo.globo.com/fotos/2011/09/02/02_MVG_cult_carlosgomes.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada