segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Espiritualidade e Metafísica - 5


Estudo de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em continuação. Para adultos e adolescentes, a partir da oitava série. “O Livro dos Espíritos é um estudo de Metafísica e de Moral.  Metafísica (“além das coisas físicas”) é o ramo da Filosofia que estuda a essência dos seres e dos mundos. As perguntas são de Allan Kardec e as respostas são dos Espíritos Superiores, autores de “O Livro dos Espíritos”.  Português do século XXI, por mim.

PARTE SEGUNDA (Metafísica)

Do Mundo dos Espíritos 

CAPÍTULO I 

Dos Espíritos 

• Origem e natureza dos Espíritos • Mundo normal primitivo • Forma e ubiquidade dos Espíritos • Perispírito • Diferentes ordens de Espíritos • Escala espírita:  Terceira ordem. – Espíritos imperfeitos; Segunda ordem. – Bons Espíritos; Primeira ordem. – Espíritos puros • Progressão dos Espírito• Anjos e demônios 

ORIGEM E NATUREZA DOS ESPÍRITOS 

76. Que definição se pode dar dos Espíritos? 

Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material. Nota — A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente do Universo. 

Espírito

77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções desta e, por isto, denominados filhos de Deus?

Somos filhos de Deus, pois somos obra sua. 

78. Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade?

Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus. São criação sua e se acham submetidos à sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável.  Como e quando nos criou é um mistério. Não tivemos princípio, pois Deus, sendo eterno, há de ter sempre criado ininterruptamente.  

79. Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material, pode-se dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material?

Sim. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material.  

80. A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos? 

É permanente. Deus jamais deixou de criar.

81. Os Espíritos se formam espontaneamente, ou procedem uns dos outros? 

Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela sua vontade. Mas, a origem deles é um mistério.

82. Será certo dizer-se que os Espíritos são imateriais? 

É mais exato dizer que são incorpóreos. Eles são uma matéria quintessenciada, tão etérea que escapa inteiramente aos vossos sentidos.

83.  Os Espíritos têm fim? 

A existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por ora, dizer.

MUNDO NORMAL PRIMITIVO

 84. Os Espíritos constituem um mundo à parte, fora daquele que vemos?

Sim, os Espíritos constituem o mundo dos Espíritos ou das inteligências incorpóreas.

85. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal? 

O mundo espírita é o principal, pois preexiste e sobrevive a tudo.

86. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita? 

Sim. Eles são independentes. Mas, eles têm uma relação constante.

87. Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço? 

Estão por toda parte, povoam os espaços infinitos. Muitos estão ao vosso lado, observando-os e sobre vocês atuando, sem que vocês percebam, pois os Espíritos são uma das potências da natureza e Deus se serve deles para a execução da sua vontade. Mas, há regiões proibidas aos menos adiantados.

FORMA E UBIQUIDADE DOS ESPÍRITOS

88. Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante? 

Para vocês, não; para nós, sim. O Espírito é uma chama, um clarão ou uma centelha etérea. 

a) — Essa chama ou centelha tem cor? 

Tem uma coloração que, para vós, vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro. Representam-se os gênios com uma chama ou estrela na fronte pois aí está a sede da inteligência. 

 89. Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço? 

Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento.

a) — O pensamento não é a própria alma que se transporta? 

Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo da alma. 

90. O Espírito que se transporta de um lugar a outro tem consciência da distância que percorre e dos espaços que atravessa, ou é subitamente transportado ao lugar onde quer ir? 

Dá-se uma e outra coisa, dependendo do seu adiantamento.  

91. A matéria é obstáculo aos Espíritos? 

Não. Eles passam através de tudo. O ar, a terra, as águas e o fogo lhes são acessíveis.

92. Têm os Espíritos o dom da ubiquidade? Por outras palavras: um Espírito pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo?

Não pode haver divisão de um mesmo Espírito; cada um é um centro que irradia para diversos lados. Isso é que faz parecer estar um Espírito em muitos lugares ao mesmo tempo. Vês o Sol? Ele não se divide, mas irradia em todos os sentidos e leva muito longe os seus raios

 a) — Todos os Espíritos irradiam com igual força? 

Não. Essa força depende do grau de pureza de cada um.

Cada Espírito é uma unidade indivisível, mas pode lançar seus pensamentos para diversos lados. Esse é o dom da ubiquidade (estar em vários lugares ao mesmo tempo), assim como  uma centelha projeta longe a sua claridade e pode ser percebida de todos os pontos do horizonte; ou, ainda, o que se dá com um homem que, sem mudar de lugar e sem se fracionar, transmite ordens, sinais e movimento a diferentes pontos.

PERISPÍRITO

93. O Espírito está envolto numa substância qualquer? 

Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira. Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, por comparação, uma substância chamada perispírito serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.

Perispírito

94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semi-material? 

Do fluido universal de cada globo, por isso não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.

a) — Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro? 

Sim, é necessário que se revistam da vossa matéria.

95. O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

O invólucro (períspirito) tem a forma que o Espírito queira. É assim que ele aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.

DIFERENTES ORDENS DE ESPÍRITOS

96. São iguais os Espíritos ou há entre eles qualquer hierarquia? 

São de diferentes ordens conforme o grau de perfeição alcançado.

97. As ordens ou graus de perfeição dos Espíritos são em número determinado?

São ilimitadas em número, pois as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas livremente. Mas, elas podem reduzir-se a três principais.

Na primeira, colocar-se-ão os que atingiram a perfeição máxima: os puros Espíritos. Formam a segunda os que chegaram ao meio da escala: o desejo do bem é o que neles predomina. Pertencerão à terceira os que ainda se acham na parte inferior da escala: os Espíritos imperfeitos. O que os caracteriza é a ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o progresso.

Anunciação,  Boticelli

Espíritos puros 

 98. Os Espíritos da segunda ordem, para os quais o bem constitui a preocupação dominante, têm o poder de praticá-lo? 

Cada um deles dispõe desse poder, de acordo com o grau de perfeição a que chegou. Assim, uns possuem a ciência, outros a sabedoria e a bondade. Todos, porém, ainda têm que sofrer provas. 



99. Os da terceira categoria são todos essencialmente maus?

Não; há os que não fazem nem o mal nem o bem; outros se comprazem no mal. Os levianos ou estouvados são mais perturbadores do que malignos; eles se divertem com a malícia e têm prazer em mistificar e causar pequenas contrariedades. 

ESCALA ESPÍRITA

TERCEIRA ORDEM. – ESPÍRITOS IMPERFEITOS 

101. CARACTERES GERAIS. — Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões (vícios) que lhes são consequentes. Têm a intuição de Deus, mas não o compreendem. Nem todos são essencialmente maus. Em alguns há mais leviandade, irreflexão e malícia do que verdadeira maldade. Uns não fazem o bem nem o mal; mas, pelo simples fato de não fazerem o bem, já mostram a sua inferioridade. 

Conseguintemente, todo mau pensamento que nos é sugerido vem de um Espírito desta categoria. Eles vêm a felicidade dos bons e isso é para eles um incessante tormento porque sentem inveja e ciúme. Esses espíritos formam cinco classes principais. 

102. Décima classe. 

ESPÍRITOS IMPUROS. — São inclinados ao mal de que se ocupam. Como Espíritos, dão conselhos pérfidos, sopram a discórdia e a desconfiança e se mascaram de todas as maneiras para melhor enganar. Ligam-se aos homens de caráter bastante fraco a fim de induzi-los à perdição, satisfeitos por atrasar seu adiantamento, fazendo-os falhar nas provas por que passam. Nas comunicações mediúnicas mostram-se pela linguagem: a trivialidade e a grosseria das expressões, nos Espíritos, como nos homens, é sempre sinal de inferioridade moral, senão também intelectual. Suas comunicações mediúnicas exprimem a baixeza de suas tendências.

Alguns povos os imaginaram como divindades maléficas; outros os chamam de demônios, maus gênios, espíritos do mal. Quando encarnados, são inclinados a vícios e geram paixões vis e degradantes: sensualidade, crueldade, traição, hipocrisia, maus desejos, avareza sórdida. Fazem o mal por prazer e sem motivo, e, por ódio ao bem; quase sempre escolhem suas vítimas entre as pessoas honestas. São calamidades da Humanidade, pouco importando a classe social a que pertençam, pois nem mesmo o verniz da educação os livra da vergonha e da desonra. 

103. Nona classe. 

ESPÍRITOS LEVIANOS. — São ignorantes, maliciosos, irrefletidos e zombeteiros. Gostam de causar pequenos desgostos e ligeiras alegrias, de intrigar, de induzir maldosamente em erro, por meio de mistificações e de espertezas. São popularmente conhecidos como duendes, gnomos, diabretes. Obedecem os Espíritos superiores, que muitas vezes os usam como servidores.  Aproveitam-se das esquisitices e dos ridículos humanos sarcasmo e deboche. Se passam por nomes conhecidos mais por malicia do que por maldade.

104. Oitava classe. 

ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS. — Dispõem de conhecimentos bastante amplos, porém pensam que sabem mais do que realmente sabem. A linguagem deles aparenta seriedade para iludir.  É uma mistura de algumas verdades com erros graves como a presunção, o orgulho, o ciúme e a teimosia. 

105. Sétima classe.

 ESPÍRITOS NEUTROS. — Nem bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal. Apegam-se às coisas deste mundo, de cujas grosseiras alegrias sentem saudades. 

106. Sexta classe.

 ESPÍRITOS BATEDORES E PERTURBADORES. — Estes Espíritos podem caber em todas as classes da terceira ordem. Manifestam sua presença por efeitos físicos, como pancadas, movimento e deslocamento anormal de corpos sólidos, agitação do ar, etc. Mostram-se presos à matéria. Parecem ser os principais causadores das calamidades do globo, atuando sobre o ar, a água, o fogo, os corpos duros, quanto nas entranhas da terra. (continua)

Fonte:

O Livro dos Espíritos, questões 76 a 106, Allan Kardec, FEB, 2009

Profª Maria Lucia

Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyFhw_sb-0qrPbEG4POt0D851V1L6MB5l6EiY4W_27aXyY-rOxDN4tadWu1Eyr7AVVR0uQYUp352bP5RRl2geU8njOVXzwus6jp5kXTJw8Qw92zMmCz-roRVmeqW4MsFFNlE3o4sHohz9z/s1600/universo.jpg

http://www.guia.heu.nom.br/images/Espirito.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyT9yVo_I3780mv4cwyDmR6uSlIMA_lxPCiBt1WAoP1-oeuXuiYr5YISiXL-nW-AFtiq2TXvAx0SARbvX5we5ZmBGTiMJmJqEvMGqtOLmMKP5BYN09WVSA_3HYWv3YKq7g1Cuhh1pjBc4/s400/perispi%CC%81rito.jpeg

http://firepic.org/images/2015-01/23/km1gv7nv94l0.jpg

https://sacrificiovivoesanto.files.wordpress.com/2012/09/anjos-de-deus.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1e/Bernhard_Plockhorst_-_Schutzengel.jpg/250px-Bernhard_Plockhorst_-_Schutzengel.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada