terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Oração Ave Maria

História

A oração  “Ave Maria” é um texto da igreja católica. Inicialmente ela era escrita e dita apenas em latim e somente pelos padres da igreja católica, que foi fundada há mais de dois mil anos. Séculos depois, ela passou a ser escrita e dita nas línguas nacionais dos países católicos.   

A primeira parte da  “Ave Maria” reproduz  o registro de dois fatos históricos importantes que ocorreram antes do nascimento de Jesus, conforme os evangelistas anotaram no início da era cristã, há mais de dois mil anos. Abaixo, a versão que o evangelista Lucas registrou no seu Evangelho: 

“26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Ave! Cheia de graça! O Senhor é contigo”. 29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 

34. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço varão?” 35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37. pois para Deus nada é impossível”. 38. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.”  Logo após a Anunciação, Maria partiu imediatamente para Hebron, ao sul de Jerusalém, para visitar sua prima Isabel e o marido dela, Zacarias. 

(Lucas, 1: 26-38 e 42.) 

Os católicos creem que o objetivo desta visita foi levar a graça divina para Isabel e para o seu filho ainda não nascido, João Batista. Creem ainda que o fato de João ter "chutado" dentro do ventre de Isabel, quando Maria cumprimentou sua prima,  foi o sinal de que ele reconheceu a presença de Jesus.  O diálogo travado entre as duas, como preservado no texto de Lucas, tornou-se mais uma parte da oração da Ave Maria, quando Isabel diz: «Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre» (Lucas, 1:42)

***   

Nota 1:  A visita do Anjo Gabriel à Virgem Maria é chamada “Anunciação” pela igreja católica. A visita da Virgem  Maria à prima Isabel é chamada “Visitação”.

Nota 2: A primeira parte da oração “Ave Maria” dos católicos reproduz os referidos fatos do  Evangelho:  “Ave, Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.” A segunda parte não está na Bíblia, pois foi depois acrescentada pela igreja católica: “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”  

Nota 3: A religião católica afirma que cada vez que se reza a “Ave Maria”, a Virgem Maria louva a Deus no céu com seu canto chamado  “Magnificat”.

Nota 4: A “Ave Maria” não é uma oração adotada pelo Espiritismo. A única oração padronizada  que o Espiritismo adota é o “Pai Nosso” que Jesus ensinou aos seus discípulos, como Mateus registrou no capítulo 6: 9-13 do seu Evangelho. Mas, eu coloco a Ave Maria aqui porque parte dela se refere a fatos da vida de Jesus. E também porque, na música, nós podemos apreciar várias versões da Ave Maria, de diversos compositores, todas muito bonitas e plenas de religiosidade. Mas, a música não tem religião. 

Na música

 A “Ave Maria” na versão católica, em latim, é a letra de algumas músicas eruditas clássicas cantadas, com as devidas adaptações às melodias. As mais conhecidas são a de Franz Schubert e a de Bach-Gounod, as mais belas.

Gosto mais ainda da de Schubert. A “Ave Maria” desses compositores  também é executada apenas em instrumental e orquestra. 

A origem da música Ave Maria de Bach-Gounod 

Numa reunião de amigos, o compositor francês Charles Gounod (pronuncia-se Gunô) apresentou uma melodia a que deu o nome de “Meditação”. Essa melodia tinha como base (harmonia, popularmente chamada de “acompanhamento”) o Prelúdio n º 1 em Dó Maior do Cravo Bem Temperado, volume 1, de Johann Sebastian Bach, escrito 137 anos antes. 

Em 1859, Gounod fez alguns ajustes ao Prelúdio e juntou o texto da Ave Maria, em latim, dedicando essa peça à sua namorada. O resultado foi um das mais belas composições da história da música, que tem sido interpretada ao longo dos tempos. 

Para perceber a origem da Ave Maria de Bach-Gounod, ouvir primeiro o Prelúdio nº 1 em Dó Maior de Bach (duração, menos de 5 minutos) e depois com a melodia na versão completa da música, outros 5 minutos.  

Para ouvir acesse:

Prelude and Fugue in C Major, J.S. Bach

Coro San Marco - Ave Maria Bach Gounod

Na pintura

A Anunciação foi um tema explorado pelos grandes pintores retratistas do Renascimento.

Anunciação, Boticelli

A “Anunciação” de Sandro Boticelli eu considero a mais bela. Usando a criatividade, ele representa a Virgem Maria e o Anjo Gabriel com vestes sofisticadas num ambiente de luxo, o que não correspondia à realidade. Na cena retratada, o anjo faz a anunciação  ajoelhado perante a Virgem Maria numa reverência respeitosa. Esta, em pé, de cabeça baixa e mãos estendidas, recebe a anunciação divina em pose de submissa surpresa. Na obra, a predominância do vermelho e amarelo das figuras e assoalho - cores quentes - passam a ideia da alegria contida que a Virgem Maria estaria sentindo por ter sido escolhida como mãe de Jesus.

Anunciação, Da Vinci

Uma bela obra, bastante conhecida, é a “Anunciação” de Leonardo da Vinci, que retrata a Virgem  Maria na sua real simplicidade numa cena campestre.

Anunciação, Raphael

Uma obra pouco conhecida é a bela “Anunciação” de Raphael, uma cena no interior de um grande pátio com colunas, composição que não é realista. 

Sandro Boticelli (1445-1510)  foi pintor retratista do início do Renascimento. 

Leonardo da Vinci (1452-1519) e Raphael Sanzio (1483-1520) foram do Alto Renascimento. Eles pintaram muitas madonas.   

A “Anunciação” de Boticelli está na Galleria degli Uffizi, em Florença, Itália.

A “Anunciação” de da Vinci está na Galleria degli Uffizi, em Florença. 

A “Anunciação” de Raphael está num dos Museus Vaticanos, cidade do Vaticano, Roma, Itália.   

 A “Madona do Magnificat”, de Boticelli, está na Galleria degli Uffizi, em Florença.

Madona do Magnificat, Boticelli

Fontes: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anuncia%C3%A7%C3%A3o 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Visita%C3%A7%C3%A3o

História da Arte, vol. 5,  Salvat Editora do Brasil Ltda, São Paulo, 1978. Nota: Esta enciclopédia de arte tem 6 volumes e pertence à Raquel Helena.  

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

http://firepic.org/images/2015-01/23/km1gv7nv94l0.jpg

http://rosaryforworldpeace.com/RWPBLOGIMAGES/Leonardo_Da_Vinci_-_Annunciazione_LowRez.jpg

https://jpewinfield.files.wordpress.com/2014/03/raphael-the-annunciation.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-t_AzdTuIjRY/UueGcZ8pHII/AAAAAAAAJq4/SCKR5pzOFjg/s1600/3.jpg

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