terça-feira, 17 de novembro de 2015

Espiritismo e Metafísica - 4

Introdução

Estudo de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em continuação. Para adultos e adolescentes, a partir da oitava série. “O Livro dos Espíritos é um estudo de Metafísica e de Moral.  Metafísica (“além das coisas físicas”) é o ramo da Filosofia que estuda a essência dos seres e dos mundos. As perguntas são de Allan Kardec e as respostas são dos Espíritos Superiores, autores de “O Livro dos Espíritos”. 

CAPÍTULO IV (Metafísica)

Do princípio vital 

Seres orgânicos e inorgânicos • A vida e a morte • Inteligência e instinto 

SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS 

Os seres orgânicos nascem, crescem, reproduzem-se por si mesmos e morrem. Têm órgãos especiais que executam os atos necessários para a conservação da vida. São os homens, os animais e as plantas.
 Os seres inorgânicos são todos os que não têm vitalidade nem movimentos próprios e que se formam apenas pela agregação da matéria, como os minerais, a água, o ar, etc. 

60. A força que une os elementos da matéria nos corpos orgânicos e nos inorgânicos é a mesma? 
A lei de atração é a mesma para todos.

O que a ciência diz hoje
“As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva; tal reação deu origem ao vinho. Já a disciplina Química Orgânica surgiu para estudar o Carbono.

Conheça as diversas Funções Orgânicas: álcoois, aminas, amidas, cetonas, aldeídos, éteres, entre outras, e como elas se caracterizam. Saiba mais sobre o desenvolvimento da Química Orgânica e como através de seu estudo foi possível determinar as estruturas das substâncias, pois uma vez conhecida a estrutura de um composto era possível sua produção por meio de reações químicas, o que provocou uma evolução na indústria farmacêutica. “

(http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica.htm)

Imagem: http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/a029c4aa85090e96717e36875f1bb2d5.jpg

O que a  ciência diz hoje: Substâncias Naturais Orgânicas

“As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. Elas são açúcares e também são empregadas pela indústria farmacêutica.

Diariamente consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias.

Substâncias Naturais Inorgânicas 

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo.  A água é uma substância inorgânica essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.

O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.

Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.”
Por Líria Alves
Graduada em Química

O acido do limão é estudado pela Química Inorgânica
(http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm)
Imagem: http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-inorganica.htm

Voltando ao Livro dos Espíritos

O princípio vital

63. O princípio vital existe em algum agente particular ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada? Numa palavra, é efeito, ou causa? 

Uma e outra coisa. A vida é um efeito devido à ação do agente vital (princípio vital) sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é a vida, do mesmo modo que a matéria não tem vida sem esse agente. Ele dá vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.

64. Vimos que o espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?

Sim, é um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É um elemento como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois  tudo isso deriva de um só princípio. 

a) — Por isso, a vitalidade não tem origem num agente primitivo distinto e sim numa propriedade especial da matéria universal, devida a certas modificações. 

65. O princípio vital (agente vital) existe em algum dos corpos que conhecemos? 

Sua fonte é o fluido universal. É o que vocês chamam fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o elo existente entre o Espírito e a matéria. 

66. O princípio vital (agente vital) é um só para todos os seres orgânicos? 

Sim, modificado segundo as espécies. É ele que dá movimento e atividade aos seres orgânicos e os distingue da matéria inerte. 

67. A vitalidade é qualidade permanente do agente vital (princípio vital), ou se desenvolve só pelo funcionamento dos órgãos? 

Sem a matéria o agente vital não tem vida. Mas, a vitalidade do corpo formado de órgãos só se desenvolve  sob o impulso do princípio vital. A união dos dois é necessária para produzir a vida. 

a) — Quando o agente vital não está unido ao corpo, a vitalidade do corpo se acha parada, em estado latente? 

Sim, é isso.

O conjunto dos órgãos do corpo é uma espécie de mecanismo que recebe o impulso do princípio vital (agente vital) que eles contêm. O princípio vital é a força que impulsiona os corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o princípio vital impulsiona os órgãos do corpo, a ação dos órgãos  desenvolve a atividade do princípio vital. A união dos dois é necessária para produzir a vida, quase como acontece com o atrito, que desenvolve o calor. 

 A VIDA E A MORTE 

68. Qual a causa da morte dos seres orgânicos? 

Esgotamento dos órgãos.

a) — Poder-se-ia comparar a morte à cessação do movimento de uma máquina desorganizada? 

Sim; se a máquina está mal montada ou com defeito, ela cessa o movimento; se o corpo está enfermo, a vida se extingue. 

69. Por que é que uma lesão do coração causa mais depressa a morte do que as lesões de outros órgãos? 

O coração é uma máquina de vida, não é, porém, o único órgão cuja lesão ocasiona a morte. Ele é apenas uma das peças essenciais. 

70. O que acontece com  a matéria e o princípio vital dos seres orgânicos quando estes morrem? 

A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos. O princípio vital volta à massa de onde saiu. 

INTELIGÊNCIA E INSTINTO
 71. A inteligência é atributo do princípio vital?

Não, pois as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, porquanto um corpo humano pode viver sem inteligência. Mas a inteligência só pode manifestar-se por meio dos órgãos materiais do corpo humano. O espírito precisa se unir à matéria animalizada para intelectualizá-la.

A inteligência é uma faculdade especial de algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, através do pensamento, a vontade de atuar, a consciência de que existem e de que são uma individualidade, assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades. 

Assim, temos: lº - os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2º - os seres animados formados de matéria e dotados de vitalidade, que, porém, não pensam e são destituídos de inteligência; 3º - os seres animados formados de matéria, dotados de vitalidade e que têm, a mais, um princípio inteligente que lhes dá a faculdade de pensar. 

72. Qual é a fonte da inteligência? 

A inteligência universal. 

a) — Cada ser tira uma porção de inteligência da fonte universal e a assimila, como tira e assimila o princípio da vida material? 

Não. A inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral. Isso é uma coisa que o homem não pode saber, por enquanto.  

73. O instinto depende da inteligência? 

O instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres proveem às suas necessidades.

74. Pode-se fazer uma linha de separação entre o instinto e a inteligência, isto é, estabelecer onde  acaba um e começa a outra? 

Não, porque muitas vezes eles se confundem. Mas, se podem  distinguir perfeitamente os atos provenientes do instinto dos que são da inteligência. 
 Instinto materno, proteção aos filhotes

Instinto materno, proteção aos filhotes
Imagem: http://ipco.org.br/ipco/wp-content/uploads/2015/03/galinha-aquece-seus-pintinhos.jpg

75. As faculdades instintivas diminuem conforme se desenvolvem  as intelectuais?

Não; o instinto existe sempre, mas o homem o despreza. O instinto também pode levar ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança que o raciocínio. Ele nunca falha. 

a) — Por que o raciocínio nem sempre é guia infalível? 

b) Seria infalível se não fosse afetado pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; mas, a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. 

O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores (os homens) ele se junta à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade (livre-arbítrio). 

Nota:
A questão 73 diz que o instinto é uma espécie de inteligência. É por ele que todos os seres proveem às suas necessidades de manutenção e sobrevivência da espécie a fim de atender aos objetivos da Criação, em geral, e os da reencarnação, em particular. 

O instinto existe sempre, mas o homem  o despreza. Mas, ele pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança que a razão, nunca se engana.
O instinto representa a experiência bem sucedida incorporada à memória integral do homem e dos animais. O aprendizado parcial ainda não automatizado não se manifesta como ato instintivo. Só a razão (e não o instinto) permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. (Livro dos Espíritos, 75 a, comentário.)

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Roteiro-10-Instinto.pdf

 Instinto materno, não importa o filhote
Imagem: http://bloganimal.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Cachorro-adota-gatinho-rejeitado-pela-m%C3%A3e-6.jpg

A criança procura mamar por instinto 
Imagem: http://www.fotosbonitas.com.br/wp-content/uploads/2012/04/mae-amamentando.jpg

O que diz a ciência hoje sobre o instinto
De acordo com a psicologia, a etnologia, a biologia e ciências afins, o instinto são predisposições inatas para uma sequência de ações (comportamentos) realizadas de forma padronizada, pré-definida, sempre igual. Supõe-se que tenha uma base genética, ideia que já era defendida por Charles Darwin, que, em meados do século XIX,   apresentou uma teoria da evolução dos seres. 

Cuidar do bebê: instinto materno
Imagem: http://www.agestante.com/cuidando-bebe-importancia-toque-para-bebe/mothers-love/

De acordo com Delanne (Delanne, Gabriel, A evolução anímica: estudo sobre psicologia fisiológica segundo o Espiritismo, Capítulo 3), os instintos são as bases da vida inteligente. São os mais antigos e mais duradouros movimentos perispirituais (do períspirito) que as incontáveis encarnações fixaram no invólucro fluídico (períspirito). 

Nós podemos considerar as diferenças entre instinto, tendências e impulsos. Tendência é sinônimo de predisposição, inclinação e propensão. É alguma coisa inata, mas que pode ser controlada pela educação, se for negativa. É diferente do instinto porque este não é controlado pela razão. Impulso é a ação irrefletida, movimentada pela emoção, mas que também pode ser controlado pela educação. É diferente do instinto porque este é estável, sempre igual. 

Concluindo, podemos dizer que o progresso espiritual consiste no domínio dos instintos brutais, por isso a luta será longa e difícil na caminhada evolutiva antes de se conseguir esse domínio. (continua) 
(http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Roteiro-10-Instinto.pdf)

Fonte:
O Livro dos Espíritos (questões 60 a 75), Kardec, Allan, FEB, 2009

Profª Maria Lucia

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