segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A História da Arte - 12

O arrojado desdém por uma regra elementar de pintura europeia exerceu grande efeito sobre os impressionistas. Quem mais desenvolveu estas possibilidades foi Edgar Degas (1834-1917). Ele era um pouco mais velho que Monet e Renoir. Ele era apaixonado pela arte do desenho e admirava Ingres. Em seus retratos procurava realçar a impressão de espaço e de formas sólidas, vistos dos ângulos mais inesperados. Por isso, gostava de buscar no balé os seus temas, em vez de cenas ao ar livre. Via as bailarinas dançando ou repousando. Ele pintava a pastel. Nos seus quadros não há história. O importante era o jogo de luz e sombra sobre a forma humana e o modo como podia sugerir movimento ou espaço.

Bailarina, Degas  

Bailarinas, Degas

O grande escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) nasceu no mesmo ano de Monet. Ele estudou a estatuária de Migchelangelo. Tornou-se um mestre consagrado. Ele desprezava o aspecto externo de acabamento, o que irritava o público. 

O beijo, Rodin 

A mão de Deus, Rodin

O final do século XIX

Paulo Cèzanne (1839-1906) era dois anos mais velho que Renoir. E como era abastado, não dependia de clientes para comprar seus quadros. Assim, pode dedicar-se à sua arte. Ele queria fazer do impressionismo algo mais sólido e duradouro como a arte dos museus. Assim, fazia diversos experimentos. Fazia paisagens, retratos e naturezas mortas. Suas paisagens eram banhadas de luz e no entanto eram firmes e sólidas.

Mont Saint Victoire, Cèzanne  

Natureza-morta, Cèzanne

Gesorges Seurat (1859-91) usou como ponto de partida o método impressionista de pintura e passou a usar pequenas e regulares pinceladas de cor ininterrupta como um mosaico. Era a técnica do pontilhismo. 

Paisagem, Seurat

Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, em 1853. Sua carreira não duraria mais de dez anos, pois ele pôs fim à vida. Suas pinceladas mostravam sua exaltação mental. Ele foi o primeiro pintor a descobrir a beleza do restolho, das cercas vivas e dos trigais, dos galhos descarnados das oliveiras. Pintou coisas caseiras, seus aposentos, o sol. Não fazia a reprodução fotográfica da natureza. 

Girassois, Van Gogh

Trigal com ciprestes, Van Gogh

Paul Gauguin (1848-1903) fez amizade com Van Gohg. Mas, logo essa amizade tornou-se um desastre pois, Van Gogh, num acesso de loucura, agrediu Gauguin, que fugiu para Paris. Dois anos depois, Gauguin abandonaria a Europa para residir nas ilhas dos Mares do Sul, Taiti, numa vida mais simples. Seus quadros se tornam estranhos e exóticos retratando os taitianos. Ali ele morreu por doenças e privações. 

Taitianas, Gauguin

Foi antes da virada do século que o talentoso seguidor de Degas, Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1904) passou a pintar a nova arte do cartaz. A arte da ilustração ganhou, evoluiu com tais efeitos. Era a Art Nouveau  (Ar nuvô), nova arte. Tudo tinha o efeito decorativo.

Le Ambassadeur, Toulouse-Lautrec

(continua)

Fonte: A História da Arte, H. G. Gombrich, LTC, 2009

 Profª Maria Lucia

Imagens:

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