terça-feira, 3 de novembro de 2015

Espiritismo e Metafísica - 2

Introdução

Estudo de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em continuação. Para adultos e adolescentes, a partir da oitava série. Metafísica (“além das coisas físicas”) é o ramo da Filosofia que estuda a essência dos seres e dos mundos. 

“O Livro dos Espíritos” é um estudo de Metafísica. As perguntas são de Allan Kardec e as respostas são dos Espíritos Superiores, autores da obra, que ditaram o livro a diversos médiuns psicógrafos, no mundo inteiro, em meados do século XIX. O livro foi publicado em Paris, em 1857, por Allan Kardec, o codificador do Espiritismo ou Doutrina Espírita, que assina como autor da obra por ordem daqueles espíritos.  

 Este estudo é uma interpretação minha do original do século XIX,  em algumas partes sintetizado ou suprimido (quando as questões são semelhantes) e em linguagem atual. Acrescentei alguns aspectos do contexto histórico-cultural dos séculos XX e XXI, relacionados ao tema. 

CAPÍTULO II 

 Os elementos gerais do Universo

 • Conhecimento do princípio das coisas • Espírito e matéria • Propriedades da matéria • Espaço universal

CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS 

17. O homem pode conhecer o princípio das coisas? 

Não. Deus não permite que tudo seja revelado ao homem na Terra. 

18. Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que lhe estão ocultas?

 O véu  da verdade se levanta para ele quando ele evolui; mas, para compreender certas coisas, ele precisa de faculdades que ainda não possui. 

19. Não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar alguns dos segredos da Natureza? 

A Ciência lhe é dada para a sua evolução; mas,  ele não pode ultrapassar os limites que Deus estabeleceu. 

20. Pode o homem receber além do campo da Ciência, comunicações  mais elevadas sobre o que ele não percebe com  os sentidos? 

Sim, se Deus julgar conveniente, pode revelar-lhe  o que a ciência não consegue compreender.

ESPÍRITO E MATÉRIA 

21. A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por ele em dado momento? 

Só Deus o sabe. Deus, modelo de amor e caridade, nunca esteve inativo.  

22. Define-se geralmente a matéria como  aquilo  que tem extensão,  que  pode impressionar os nossos  sentidos e que é impenetrável. São exatas estas definições? 

Pela compreensão humana, essas definições são exatas porque vocês falam somente sobre o que conhecem. Mas a matéria existe também em outros  estados que vocês não conhecem.  Pode ser de tal modo etérea e sutil que nenhuma impressão lhes cause aos sentidos. Mas,  é sempre matéria. Para vocês,  porém, não seria.

a) — Que definição podem dar da matéria? 

A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que ele se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.

Espírito

23. Que é o espírito?

O princípio inteligente do Universo. 

a) — Qual a natureza íntima do espírito? 

Não é fácil analisar o Espírito na sua linguagem. Para vocês, o Espirito não é nada porque não é palpável; para nós, contudo, é alguma coisa. Pois, o nada não existe.

24. Espírito é sinônimo de inteligência? 

A inteligência é um característica essencial do espírito. Eles se confundem num princípio comum, por isso, para vocês, são a mesma coisa.

25. O espírito é independente da matéria ou é uma propriedade desta, como as cores são da luz e o som é do ar? 

São diferentes um do outro; mas, a união do espírito com a matéria é necessária para intelectualizar a matéria.

 a) — Essa união à matéria é necessária para a manifestação do espírito?

(Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência e não as individualidades que são designadas por esse nome.) 

Vocês não podem perceber o espírito através dos seus cinco sentidos. Para percebê-lo, vocês precisam da matéria. 

 26. Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito? 

Sim, certamente,  pelo pensamento.

 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? 

Sim e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal

O fluido universal, ou primitivo, ou elementar, está colocado entre o espírito e a matéria. O espírito se utiliza dele para atuar sobre a matéria. O fluido elétrico (eletricidade) e o fluido magnético (magnetismo) são modificações do fluido universal. 

28. Pois se o espírito é alguma coisa, não seria mais exato e menos sujeito a confusão dar aos dois elementos duas designações  — matéria inerte e matéria inteligente? 

As palavras pouco nos importam. A linguagem humana é incompleta para designar as coisas que não são percebidas através dos cinco sentidos.

PROPRIEDADES DA MATÉRIA 

29. A ponderabilidade (propriedade do que pode ser pesado) é um atributo essencial da matéria? 

Da matéria que vocês conhecem, sim; não, porém, da matéria considerada como fluido universal.  O fluido cósmico universal é uma matéria imponderável para os sentidos de vocês.   Mas, nem por isso ele deixa de ser o princípio da vossa matéria ponderável (que pode ser pesada).

Um pouco do que diz a ciência no século XXI

O “Livro dos Espíritos” foi publicado em 1857, meados do século XIX.  As questões que estamos estudamos nesse livro sobre a matéria e outras se referem à ciência daquela época.  Portanto, naquela época, os Espíritos Superiores que deram as respostas às perguntas de Kardec só poderiam falar sobre o que os homens da época conheciam. Mas, a ciência evoluiu, estamos no século XXI. 

Assim, atualmente, a Química, uma das  ciências que estudam a matéria, já caminhou muitos passos. Ela estuda a constituição da matéria, sua estrutura interna, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas físicas – como, por exemplo, cor, ponto de fusão, densidade, etc. – ou químicas, que são as transformações de uma substância em outra. 

Chamamos matéria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espaço e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: madeira, alumínio, ferro, ar, etc.

As propriedades comuns (gerais) a toda e qualquer espécie de matéria, independentemente da substância de que ela é feita, são: massa, extensão, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.

A massa é uma propriedade dos corpos relacionada à quantidade de matéria que o corpo possui. Ela é uma grandeza que pode ser medida. A medida padrão utilizada para medir a massa é o quilograma (kg), segundo o sistema internacional de Unidades (SI). O grama (g) é uma unidade de massa  empregado na medida de pequenas quantidades de massa. A balança é o instrumento utilizado para medir a massa. 

Balança de pratos

Balança eletrônica 

Nota:  As outras propriedades gerais da matéria são extensibilidade, impenetrabilidade, divisibilidade, compressividade e elasticidade.

(http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia.php)

Continuação de “O Livro dos Espíritos” 

30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos? 

De um só elemento primitivo. Os corpos que vocês consideram simples ainda são transformações da matéria primitiva. 

O que diz a ciência em nossos dias 

Atualmente, a Astronomia também estuda a matéria. A Astronomia é a ciência que estuda os astros e a estrutura do universo. O astrônomo desenvolve teorias e as testa, confrontando-as com a observação da realidade. Ele pode investigar a origem e a evolução do universo e as forças que o regem. Pode também se dedicar à observação e ao registro de imagens de objetos celestes, como estrelas, planetas, cometas, asteroides ou galáxias, a fim de estudar seu movimento, sua disposição no espaço e relação com os demais corpos da região. Para isso, faz uso de telescópios e câmeras, analisando a composição química e as características físicas da superfície dos astros. A astronomia é a ciência de observação mais antiga.  

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/astronomia-684525.shtml

Matéria escura

Embora não possa ser observada diretamente, os efeitos gravitacionais da matéria escura permitem mapeá-la. Na imagem acima do microscópio Hubble (Hubble Space Telescope- Nasa), a distribuição da matéria escura no aglomerado de galáxias Cl 0024+17 está indicada pela nebulosidade azul. 

(Crédito: NASA, ESA, M.J. Jee and H. Ford (Johns Hopkins University).

Em abril de 2015, cientistas encontraram pista para desvendar o mistério da matéria escura. 

A matéria escura, um material invisível, hipotético,  que faria parte de 85% do nosso universo, pode interagir com outras forças além da gravidade. É o que afirmam os autores de um trabalho publicado em abril de 2015 pela revista britânica "Monthly Notices da Royal Astronomical Society".

"Nós descobrimos que a matéria escura pode ter mais uma carta na manga, podendo afetar as coisas ao redor de outra forma, por meio de outras forças", explicou Richard Massey, astrofísico do Instituto de Cosmologia Computacional da Universidade de Durham, no Reino Unido.

Teorizada por físicos, na década de 1930, a matéria escura e invisível tem sua existência deduzida indiretamente através dos seus efeitos gravitacionais sobre a matéria visível.

“É embaraçoso o quão pouco sabemos sobre a matéria escura", admitiu Massey, coautor da pesquisa. "Até hoje nós não sabemos quase nada, e agora adicionamos um pequeno elemento de compreensão".

 Investigada colisão de galáxias

A partir de observações feitas com o telescópio espacial Hubble e do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), uma equipe internacional de cientistas examinou a colisão de quatro galáxias, situadas no centro de um aglomerado de galáxias, a 1,3 bilhão de anos-luz da Terra.

Eles perceberam, então, que um aglomerado de matéria escura estava muito atrás de uma das galáxias que o cercava, acusando um atraso estimado em 5.000 anos-luz. "Se (a matéria escura) foi retardada durante a colisão, este pode ser o primeiro sinal de dinamismo".

O atraso teria origem em uma espécie de "névoa" de matéria escura e de átomos de hidrogênio. "É como entrar em um nevoeiro tão grosso que você entra em atrito com ele e que o impede de se mover", explicou o pesquisador.

"A matéria escura [da galáxia, ndlr] tomou um caminho diferente e acabou em um lugar diferente", em um fenômeno "surpreendente", já que "nós não o observamos em nenhuma outra galáxia". Segundo os pesquisadores, mais estudos são necessários para determinar se outros efeitos potenciais também poderiam causar o atraso da matéria escura.

(http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/cientistas-encontram-pista-para-desvendar-misterio-da-materia-escura.html)

Telescópio Hubble

O telescópio é um instrumento usado pela Astronomia. Em 1990,  a Nasa lançou no espaço o Telescópio Espacial Hubble,  um satélite artificial não tripulado que está na órbita da Terra.  As fotografias feitas por ele foram essenciais para a popularização da Astronomia. A Nasa (National Aeronautics and Space Adminstration), criada em 1958, é uma agência do governo dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Foi a Nasa que enviou o homem à Lua  através do projeto Apollo 9. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua no dia 20 de julho de 1969, há 46 anos. Armstrong fincou no solo lunar a bandeira americana. Ele disse que pisar na Lua era um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade. Ele viu que a Terra é azul. 

A Rede Globo mostrou em preto e branco, via satélite e com absoluta nitidez, as imagens  do primeiro grande feito do homem na exploração espacial.   

Neil Armstrong na Lua

O telescópio Hubble   é o avô dos telescópios e  foi o primeiro dos grandes telescópios construídos pela Nasa. Na órbita da Terra, o Hubble ajudou a esclarecer alguns mistérios astronômicos como a escala do espaço, o ciclo de vida das estrelas, os buracos negros e a formação das primeiras galáxias. Mas, as observações astronômicas não são feitas apenas pelo Hubble, que, no momento, é o principal. Outros telescópios exploram outros aspectos do espaço. A Nasa lançou mais sete telescópios no espaço com missões específicas. 

Em 25 de abril de 2015, o Hubble comemorou 25 anos de existência no espaço, revolucionando a Astronomia. 

(http://hypescience.com/os-mais-importantes-telescopios-do-mundo/
http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/telescopio-espacial-hubble-25-anos-revolucionando-a-astronomia,e1885f05147ec410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html)

Continuação do estudo de “O Livro dos Espíritos”

31. Qual a origem das diferentes propriedades da matéria? 

São modificações  que as moléculas elementares sofrem pela sua união, em certas circunstâncias.

32. Sendo assim, então os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos não passam de modificações de uma única substância primitiva? 

Sim, mas só existem através dos órgãos humanos destinados a percebê-las.

34. As moléculas têm forma determinada? 

Sim,  as moléculas têm uma forma, mas, vocês não são capazes de apreciá-la.

a) — Essa forma é constante ou variável? 

É constante para as moléculas elementares primitivas  e variável para as moléculas secundárias que são apenas aglomerações das primeiras. Porque, o que você chamam de  molécula ainda está longe de ser a molécula elementar. 

ESPAÇO UNIVERSAL

35. O Espaço universal é infinito ou limitado? 

É infinito. Se ele tivesse limite, haveria alguma coisa depois dele. Mas até o vazio absoluto depois dele ainda seria Espaço.

36. O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal? 

Não, não há vácuo. O que parece vazio está ocupado por matéria que escapa aos sentidos e aos instrumentos de vocês. 

(Fim do Segundo Capítulo; só omiti a pergunta 33 por considerá-la uma informação científica ultrapassada. Utilizei palavras minhas, por isso não coloquei nada entre aspas. Continua)

Fontes: 

 Kardec, Allan, “O Livro dos Espíritos”, FEB

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia.php

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/astronomia-684525.shtml

http://super.abril.com.br/veja-40-fotos-incriveis-tiradas-pelo-telescopio-espacial-hubble

https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA

http://memoriaglobo.globo.com/mobile/programas/jornalismo/coberturas/chegada-do-homem-a-lua/mundo-novo-da-televisao.htm

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqQpC6YzqbaMfh0uca_TtfItEgZFxlxsU-0brMVKwXvdVigu1h0ZvLgdBDmTxWmaNFPJZEFYaWM1LqHH6HJU-WW41BBuVFVVWN58g9M-GjtFtdg4UFxn65gnBjSEOhJQtAH2d7NDJeGE8T/s1600/perispirito+aura+humana+2_505x656.jpg

http://www.sobiologia.com.br/figuras/Oitava_quimica/balanca.jpg

http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/6/normal_142balanca_q520.jpg

http://static.businessinsider.com/image/5508b073eab8eab11f092d79/image.jpg

http://m.c.lnkd.licdn.com/mpr/mpr/AAEAAQAAAAAAAAJOAAAAJDY4ODcwZTVmLTM4NjItNDlkYy05OTZjLTJmZTc3MTc1MjE0Mg.jpg

http://img.new.livestream.com/accounts/00000000006a2d9f/7328fd4f-09a8-41af-8292-e00b01722bc5.jpg

http://memoriaglobo.globo.com/mobile/programas/jornalismo/coberturas/chegada-do-homem-a-lua/mundo-novo-da-televisao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada