segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis - 6

Art Nouveau, Mücha, 1899

As leis fundamentais de uma relação saudável – I

O poder do elogio e os investimentos em sonhos

De todas as leis fundamentais das relações saudáveis, o elogio é a mais acessível e a mais fácil de praticar, embora poucos seres humanos a pratiquem.O poder do elogio pode ser mais forte que o das armas, mais poderoso que o dinheiro. Os elogios desfizeram inimigos, debelaram ódios, evitaram suicídios, reataram relações.

Uma mulher inteligente deve economizar críticas, mas jamais deveria economizar elogios. A crítica excessiva contrai a espontaneidade e o elogio realça a autoconfiança. Contudo, pais, professores, executivos e casais economizam elogios e têm pouca habilidade para elogiar. 

Ótimos para exaltar os erros, mas não exaltar os acertos. Se conhecessem a Teoria das Janelas da Memória e a formação de janelas light jamais viveriam de migalhas de elogios.  Os elogios deveriam ser diários. Mesmo as pessoas afetivas podem ser miseráveis em elogiar.

Elogiar não é superproteger. Superproteger é colocar os outros numa estufa, é controlar os elementos agressores, é desprepará-los para a vida. Superproteger é dar tudo sem exigir nada. Elogiar é encorajar a caminhada, é propiciar força nas intempéries, coragem nos tropeços e crédito na superação. 

Pais que elogiam tornam-se plantadores de janelas light que alicerçam o Eu como ator principal. É provável que 90% deles não tenham uma prática diária de nutrir o psiquismo dos filhos com elogios. Infelizmente, a maioria segue a lei do menor esforço, dão roupas, suprem o corpo, presenteiam com computadores e celulares, mas não nutrem o psiquismo deles com inteligência.

“Obrigado, filho por existir!”. “Parabéns, você foi  brilhante!”. “Você foi derrotado, mas não tem problema, o importante é que tentou. Estou orgulhoso de você!”. “Vá em frente, você consegue!”. “Obrigado pela sua gentileza e carinho!”. São pequenas frases que penetram nos recônditos da mente de quem amamos e nos tornam inesquecíveis. 

Você é um educador inesquecível ou cumpre apenas papéis burocráticos na educação? Pais que não sabem elogiar não ensinam a seus filhos a arte de agradecer. Não reclame deles, revise sua postura!

Grandes romances podem morrer sem o poder do elogio

Grandes romances terminam porque os amantes ao invés de temperarem a relação com elogios temperam com atritos, críticas, reações estúpidas.

O sexo saudável, prazeroso, regado a entrega e afetos é muito importante. Mas o sexo por si só não segura um casal. Passear, viajar, tirar férias juntos é bom. Mas, o turismo não segura uma relação. Comprar joias, presentes, casas, apartamentos, casa de praia, carros, pode ser agradável. No entanto, o dinheiro não é suficiente para segurar uma relação, a não ser por conveniência. Todos esses elementos são importantes, mas o fundamental é presentear quem amamos com frequentes elogios, abraços, com um ombro amigo, diálogos serenos. Uma casa simples pode ser muito agradável dependendo do seu conteúdo, pelo idêntico motivo um palácio pode ser frio e solitário.

Elogiar cada gesto, um abraço, uma palavra amiga, o sabor da comida é fundamental. A presença dos elogios relaxa, realça o sabor do sexo, das flores, dos presentes, dos passeios. A sua ausência estressa, contrai o sabor da vida. Um amante se torna admirável não quando dá o mundo de fora para sua amada, mas quando dá seu próprio mundo para ela e vice-versa.

Casais inteligentes deveriam usar o fenômeno RAM (Registro Automático da Memória) positivamente. Devem ter plena consciência de que esse surpreendente fenômeno arma surpresas, arquiva palavras motivadoras e registra privilegiadamente notáveis elogios.

Mulheres inteligentes não apontam as “loucuras” dos seus homens, mas elogiam as atitudes lúcidas que possuem, ainda que tímidas.: “Parabéns pela sua inteligente resposta”, “Você foi admirável”. Não denunciam sua insensibilidade, mas exaltam suas atitudes afetivas, ainda que frágeis e raras. “Você me surpreendeu”, “Sua generosidade me encantou”. 

Pais e educadores devem teatralizar os gestos com solenes elogios, usando palmas, sorrisos e palavras eloquentes, mesmo que sejam crianças autistas (que vivem alienadas em seu mundo). Mesmo que elas não compreendam a natureza das palavras, começam a construir janelas light que iniciam pontes sociais ao longo das semanas e meses. A partir dessas pontes, pouco a pouco podem desenvolver-se funções complexas da inteligência, como pensar nas consequências do comportamento e se colocar no lugar do outro.

A técnica da teatralização da emoção objetiva não é uma mensagem de autoajuda, não pode ser praticada de vez em quando, pois é uma técnica psicoterapêutica e educacional poderosíssima que deve ser vivenciada todos os dias durante a vida.

Teatralizar de maneira mais branda que também se está decepcionado, triste ou de alguma forma sentido com o comportamento de um filho, ainda que seja uma criança autista, pode também complementar essa técnica. Jamais se deveria agredir, bater ou gritar, pois, além de ser inumano, é antieducacional, produzem-se janelas killer e o encarceramento do Eu.

Elogie os lampejos altruístas dos seus filhos e alunos, valorize suas diminutas atitudes humanistas, aplauda qualquer atitude que promova o diálogo e não a agressividade. É possível que você assista ao nascimento da generosidade em terrenos inóspitos da insensibilidade. Uma professora que conheça a Teoria das Janelas da Memória pode revolucionar o microcosmo da sua sala de aula.

Uma pessoa madura é capaz de não apenas elogiar quem ama, mas todas as pessoas que de alguma forma o servem. Quem não é capaz de elogiar porteiros, garçons, cozinheiros, faxineiros, não é digno de ser servido por eles. Há pessoas tão pobres que só têm dinheiro. Há pessoas tão incultas que só têm cultura acadêmica. O poder do elogio aproxima mundos, cruza histórias, diminui intrigas, alivia traumas, constrói pontes, aplaina relações difíceis.

A arte de investir em sonhos – torcer pelo outro

Investir nos sonhos de quem amamos é outra lei fundamental das relações saudáveis. O poder do elogio e o investimento em sonhos aumentam intensamente nosso saldo emocional. Devemos ter a coragem de analisar nossa conta. Muitas vezes pensamos que ela está positiva, mas, na realidade, está negativa. Como está seu saldo?

Homens e mulheres portadores de vigorexia passam horas nas academias malhando exaustivamente. Na maioria das vezes são pessoas encantadoras que se perdem numa ansiedade incontrolável em busca de um corpo ideal, musculoso, robusto. Não poucas vezes tomam anabolizantes para acelerar esse processo. Uma bomba para o corpo. Em muitos casos, o culto ao corpo esconde uma rejeição ao estado natural do próprio corpo, que se considera frágil, desproporcional, destituído de beleza.

Investir nos sonhos do parceiro e dos filhos é essencial. Muitas vezes superficiais, pensamos que conhecemos os sonhos dos nossos íntimos, mas frequentemente conhecemos apenas seus desejos. Desejos são intenções rápidas, sonhos são projetos de vida. Desejos estão nas camadas superficiais de nossa psique, sonhos estão nas áreas mais profundas. Desejos se diluem no calor das dificuldades, sonhos solidificam nas intempéries da existência.

Os sonhos das pessoas que você ama podem ser banais para nós, no entanto são centrais para elas. Ao saber dos seus sonhos, podemos até regular o foco, levá-las a pensar em outras possibilidades, mas nunca desanimá-las.

Investir nos sonhos é investir no amor

Investir nos sonhos é seguir a lei do maior esforço. Não é um simples apoio, um incentivo superficial, mas sim uma arte intelectual, um exercício nobre da inteligência que aumenta muito as possibilidades de o outro ter sucesso, caminhar, superar seus obstáculos. Investir em sonhos é ativar de maneira madura o sistema de recompensa. Não é buscar o imediatismo, o prazer rápido e superficial.

É raro encontrar os praticantes dessa arte, mesmo entre bons amantes, bem como bons pais e professores. Investir nos sonhos determina quanto nós somos fundamentais ou colaterais na história de alguém. Você é fundamental ou colateral na narrativa de pessoas caras?

Os sonhos não determinam o lugar aonde iremos chegar, contudo fornecem a coragem para nos retirar de onde estamos. Os sonhos constroem vitórias, mas nos retira do conformismo, não nos fazem heróis, transformam-nos em seres essencialmente humanos. Uma vida sem sonhos é uma mente sem criatividade, uma emoção sem aventuras, uma história sem conteúdo. Se não temos sonhos, precisamos sonhá-los. Se quem amamos não tem sonhos, devemos encorajá-lo a construí-los.

As mulheres inteligentes não apenas sonham e fazem os outros sonhar, mas unem sonhos com disciplina. Seu Eu tem plena consciência de que sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas e disciplina sem sonhos produz pessoas autômatas, que só obedecem ordens.

Muitas pessoas são frustradas porque têm alguns sonhos, mas quase nada de disciplina. Falta garra, determinação, labuta. Vivem na imaginação, porém se perdem na execução. De outro lado, muitos não saem do lugar, não mudam sua história porque são ótimos para obedecer ordens, excelentes para fazer o que os outros mandam, mas não para arriscar, inventar, libertar seu potencial psíquico. Vivem numa eterna rotina, não constroem projetos de vida. Quem não une sonhos com disciplina será sempre vítima das dificuldades e não o autor da própria história., 

Antes de investir nos sonhos de quem amam, as mulheres inteligentes deveriam investir primeiramente nos próprios sonhos. Mas há milhões de mulheres que se esquecem de escrever a própria história. Colocam-se em último lugar na sua agenda. São capazes de dar o que têm de melhor para os outros e o que têm de pior para si. Não desligam sua mente nos fins de semana, não tiram férias e quando tiram, não relaxam. Se não forem generosas consigo mesmas, aumentarão as chances de serem infelizes e adoecer.

Para homens inteligentes

Homens que cobram muito estão aptos para trabalhar numa financeira, mas não para desenvolver relações saudáveis regadas a um sublime amor.
Quem cobra muito de si se torna seu próprio carrasco e quem cobra muito dos outros se torna algoz deles. Homens inteligentes não excluem, abraçam. Criticam menos e elogiam mais. Apostam tudo o que têm naqueles que pouco têm ou que mais precisam.

Homens inteligentes são hábeis em agradecer e peritos em surpreender. São capazes de dizer para uma mulher “Obrigado, você é admirável! Tenho orgulho de você. Você está linda! Você é encantadora”. Sabem que a arte de surpreender não resolverá os conflitos, mas poderá criar caminhos para reurbanizar os bairros áridos da memória. Não cultivam flores, mas plantam janelas light na psique de quem amam. São jardineiros no território da emoção. (continua)

Fonte:

Mulheres inteligentes, relações saudáveis, Augusto Cury, 2011 (Psicologia aplicada para leigos. Extrato de um capítulo nas palavras do autor.) 

Nota: Alphonse Mücha,  artista tcheco da Art Nouveau  (“Arte Nova” francesa, decorativa, inspirada em figuras naturais, plantas, flores e curvas).

Profa. Lúcia Rocha

Imagem: https://poesiaspreferidas.files.wordpress.com/2013/09/summer-alphonse-mucha.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada