segunda-feira, 20 de julho de 2015

Filosofia - As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno são um tema de Filosofia para uma reflexão sobre o sentido do belo através do tempo, tendo necessariamente a História como pano de fundo. 

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram escolhidas  em Lisboa, Portugal, no dia 07/07/ 2007, data com o número 7 escolhida propositadamente como uma referência a esses patrimônios da humanidade.


Muralha da China 

Mais de 20 mil quilômetros. Essa é a extensão da Muralha da China, construída do século III a.C. ao século XVII d.C. Iniciada pelo imperador Qin Shi Huang, hoje a Muralha é ponto turístico.  Badaling é um dos trechos mais visitados pelos turistas pela proximidade da capital Pequim. 


Taj Mahal (India)

É uma linda história amor. A construção do Taj Mahal começou em 1632 e foi até 1648.  O Imperador Shah Jahan o construiu em memória da sua amada esposa, Mumtaz Mahal, que faleceu durante o parto do 14º filho. O monumento fica na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, na Índia. A arquitetura repleta de pedras preciosas atrai visitantes de todo o mundo. 


Ruinas de Petra (Jordânia)

Uma cidade construída pelos Nabateus a partir de ruínas, há mais de 2000 anos, permanece de pé, mesmo com a ação do tempo. Essas são as Ruínas de Petra, na Jordânia. Também conhecida como a cidade rosa pela cor das rochas. 


Coliseu (Roma)

 Cenário de lutas entre gladiadores e animais ferozes, o Coliseu ou Anfiteatro Flaviano localiza-se em Roma, na Itália, e é o maior anfiteatro do mundo. 


Machu Pichu (Peru)

Uma cidade inca nos andes peruanos. Essa é Machu Picchu, cidade peruana que é patrimônio histórico da Unesco e uma das maravilhas do mundo moderno. As ruínas da cidade ficam dentro do Santuário Histórico de Machu Picchu. São quase 33 mil hectares de montanhas, subidas e vales. Destaca-se  La ciudadela, localizada a mais de 2.400 metros acima do nível do mar. Machu Picchu foi abandonada quando o Império Inca foi conquistado pelos espanhóis no século XVI.


Chichén Itzá 

Patrimônio cultural do México, patrimônio da humanidade da Unesco e uma das maravilhas do mundo moderno.  Essa é Chichén Itzá, uma cidade arqueológica na península de Yucatán, considerada a capital da civilização Maia no período clássico, entre 250 d.C. e 900 d.C. Um dos pontos mais conhecidos é o El Castillo, ou Pirâmide de Kukulcán. Considerada pela Unesco o vestígio arqueológico mais importante da civilização Maia. 


Cristo Redentor (Brasil)

Entre as maravilhas do mundo moderno está o Cristo Redentor, estátua art déco (pronuncia-se “ar decô”, “arte decorativa”, de inspiração francesa, surgida em 1920) de 30 metros de altura feita em concreto armado e pedra sabão, que fica no cume do Morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Parque Nacional da Tijuca, fragmento do bioma da Mata Atlântica. Concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa,  foi construída entre 1922 e 1931 pelo escultor francês Paul Landowski em colaboração com o engenheiro francês Albert Caquot. Foi inaugurada em 1931. O monumento recebe mais de dois milhões de visitantes por ano.  

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo_moderno

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor

Profa. Lúcia Rocha

Imagens: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/turismo-internacional/encante-se-pelas-sete-maravilhas-do-mundo-moderno,cadf87fc5187a410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada