segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Grandes Vultos Femininos – Princesa Isabel

No dia 13 de maio de 1888, Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, a princesa Isabel, colocou um ponto final numa das maiores manchas em nossas terras: a escravidão. O 13 de maio era um domingo. E depois de enfrentar muitas resistências dos fazendeiros e da elite em geral, a princesa Isabel assinou a Lei 3.353, conhecida como "Lei Áurea", declarando extinta a escravidão no Brasil.

Natural do Rio de Janeiro (1846), a princesa Isabel era filha do Imperador D. Pedro II. Seu nome completo, depois de casada, passou a ser Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d’Orléans.

Durante as viagens de seu pai à Europa, ela foi regente do Império, ocasiões em que arquitetou progressivamente a libertação dos escravos, culminando com a assinatura da Lei Áurea. Ela faleceu em Paris (1921), mas, seus restos mortais foram transferidos para o Rio de Janeiro, em 1953, juntamente com os do seu marido, o Conde D’Eu.

Glória a essa notável figura da família real brasileira que foi a primeira mulher a exercer um cargo político, a primeira governante do Brasil, em pleno Império, às vésperas da proclamação da República, em 1889. Suas decisões políticas corajosas culminaram com seu maior feito: a abolição da escravatura no Brasil.

Esta imagem provém do Wikimedia Commons




Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/isabel-cristina-leopoldina-de-braganca-princesa-isabel.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Princesa_Imperial_Dona_Isabel_de_Bragan%C3%A7a.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada