domingo, 17 de fevereiro de 2013

Neurociência - Desenvolvimento do cérebro e nutrição

Matéria publicada no Estado de S. Paulo, em 12.10.12, afirma que o cérebro humano cresceu devido ao ato de cozinhar os alimentos. As cientistas brasileiras Suzana Herculano-Houzel e sua aluna Karina Fonseca Azevedo, publicaram estudo no site da Proceedings of the National Academy of Sciences.

Elas concluíram que o consumo de alimentos cozidos possibilitou aos humanos a energia para formar o triplo de neurônios em comparação aos grandes macacos. Os humanos têm 86 bilhões de neurônios, os gorilas 33 e os chimpanzés, 28 .Esses neurônios a mais dão benefícios aos humanos, mas exigem 20% da energia do corpo para o repouso. Os outros primatas consomem apenas 9%.

Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coautora do estudo, explica que uma dieta exclusiva de comida crua não teria horas suficientes no dia humano para obter as calorias necessárias para nutrir um cérebro tão grande. Isso porque os humanos teriam de passar mais de 9 horas por dia comendo alimento cru. As duas cientistas brasileiras afirmam que os humanos modernos têm a opção de processar alimentos crus com a ajuda de liquidificadores e com a adição de outros nutrientes e proteínas. Mas, os humanos modernos também sabem cozinhar. Os alimentos cozidos tornando-se pré-digeridos, facilitando o processo de absorção das calorias para alimentar o cérebro. Seguir uma dieta exclusivamente crua não é bom para estimular o cérebro, diz o referido estudo.











Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/biologia/33191-cientistas-encontram-componente-genetico-que-diferencia-humanos-dos-demais-primatas.htm
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,cerebro-humano-cresceu-gracas-ao-ato-de-cozinhar-,951603,0.htm
Fonte da imagem: ShutterStock


.






2 comentários:

  1. ahuhua que interessante, essa questão da digestão!

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Interessante! É como diz o ditado: "O que você come faz quem você é, da ponta do cabelo à ponta do seu pé"!

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada