segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Origami

Tusuru (em japonês, garça) é uma ave sagrada do Japão. Diz a lenda que ele vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Se uma pessoa fizer a dobradura de mil tsurus, e pensar no seu desejo enquanto dobra cada um, o desejo será atendido O tusuru talvez seja o mais famoso dos origamis.




Segundo Eliene Percília, alguns historiadores acreditam que o origami surgiu como decorrência natural da invenção do papel, foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI. A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro.

Para os japoneses, as figuras representadas no origami têm diferentes significados. Por exemplo, o tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde; o sapo significa amor e felicidade, entre outros. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só; dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas.

Até metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos devido ao alto custo do papel. Mas, em 1876, o origami passou a ser ensinado nas escolas, fazendo parte da educação dos japoneses


Fontes:
http://www.comofazerorigami.com.br/diagrama-origami-de-tsuru/
http://www.brasilescola.com/artes/origami.htm

Um comentário:

  1. Hoje em dia há que faça diversos produtos usando origami (brinco, chaveiro, enfeite, marcador, etc). Algo que eu gosto bastante são brincos, que após a confecção do origami são impermeabilizados com resina, tornando-os mais duráveis. Tenho alguns brincos de animais que são um mais delicado e lindo do que o outro! Veja alguns modelos:
    http://amorigami.com.br/

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada