terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Artes plásticas

Os museus de arte têm suas histórias. Tiveram origem no hábito humano do colecionismo. Os primeiros museus modernos surgiram no início do século XVII, a partir das doações de coleções particulares. O Ashmolean Museum foi o primeiro museu público, nos moldes que conhecemos hoje. Ele surgiu, em 1683, na Inglaterra, de uma coleção particular doada à Universidade de Oxford, com o objetivo de educar o público.

O Museu do Louvre, em Paris, um dos mais importantes do mundo, tem uma história interessante. Começou, em 1546, na residência do monarca Filipe I, grande colecionador de arte, que demoliu o velho castelo e construiu um palácio. Mas, em 1682, com Luiz XIV, o Louvre deixou de ser residência dos monarcas. Em 1793, o governo revolucionário abriu nesse espaço o Museu Central de Artes. Nos anos de 1980 a 1990, o museu foi remodelado, construindo-se uma grande pirâmide de vidro que ampliou o antigo palácio.

O Louvre tem uma das coleções mais ricas do mundo. Ali estão representados todos os períodos da arte europeia até ao Impressionismo. O vasto complexo de 200.000 m2 compreende sete departamentos divididos em antiguidades egípcias, orientais, gregas e romanas, escultura, pintura e desenho. E uma magnífica coleção de pintores europeus como Leonardo da Vinci, Rafael, Rubens, Rembrandt, Vermeer, Goya e muitos outros. Contém obras primas da Renascença italiana e do período barroco. Ali também estão expostos objetos da arte medieval, renascentista e moderna, bem como tesouros dos reis franceses.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu
http://www.infopedia.pt/$museu-do-louvre

2 comentários:

  1. uau né?? meu sonho é conseguir ir pra lá conhecê-lo, mas teria que passar dias, para conseguir aproveitar toda a beleza que ele contempla!

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Os museus são locais muito importantes para a preservação da história da humanidade. Seus objetos de arte agregam valor à cultura, ciências naturais, etnologia, história, técnica, etc, e são ricas fontes de conhecimento, mantendo o acesso ao passado através de cada um.

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada