domingo, 17 de fevereiro de 2013

Personalidade em foco João Carlos Martins

Personalidade em foco



O Maestro João Carlos Martins foi entrevistado no Roda Viva da TV Cultura, no dia 26 de novembro de 2012. Ele falou sobre a sua acidentada carreira de música erudita e dos projetos sociais que mantém com jovens da periferia paulistana. Natural de São Paulo, SP, aos 13 anos de idade João Carlos Martins já era pianista profissional. Aos 20, fez sucesso nos Estados Unidos. Aos 26, um acidente o impediu de tocar com uma das mãos. Em seguida, surgiram as dores por esforço repetitivo e uma agressão durante um assalto, prejudicando ainda mais os seus movimentos.

De pianista passou a regente. Mas, as câimbras o impediam de abrir as mãos. Em 2011, submeteu-se a uma cirurgia de implante de eletrodos no cérebro, o que acabou com as câimbras. Hoje, ele pode reger e tocar com a mão esquerda. Ele diz que ainda toca alguma coisa com dificuldade, mais com o coração. Para ele, o que interessa numa orquestra é a música, transmitir sua paixão para o músico .

Atualmente, é regente da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP. E também realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes, principalmente na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Ele disse: “Em Heliópolis, a música tem um papel importante. A música me salvou. A música venceu o crime”. Para o maestro, a música tem o poder de unir povos e gerações, pois desperta o sentimento do coração.



João Carlos Martins emociona multidões com sua música e com seu exemplo de superação. Foi homenageado pela escola de samba Vai-Vai  com o samba enredo  A Música Venceu, que deu à escola o título de campeã do Carnaval paulista de 2011. 





Fontes:
http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/joao-carlos-martins-4
http://www.zun.com.br/joao-carlos-martins-biografia/


.

2 comentários:

  1. é............ para mostrar que a gente nunca sabe o que na vida nos aguarda, e que tem sim como dar a volta por cima e permanecer feliz, fazendo o que gostamos......... sem ficarmos deprimidos e desistirmos da vida!

    Mari

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada