Os castelos medievais sempre povoaram o imaginário coletivo, fosse através de filmes, livros ou aulas de história. Para ver de perto um castelo, o brasileiro não precisa pertencer à realeza nem viajar para a Europa. No Brasil, há diversos castelos com suas histórias. Dentre eles, destacamos o Castelo de Batel, em Curitiba, Pr; o Castelo da Ilha Fiscal, no Rio de janeiro, RJ; o castelo de Bivar, em Carnaúba dos Dantas, RN; o Chateau Lacave, em Caxias do Sul, RS; o Castelo São João, no Recife , PE. Todos têm sua arquitetura inspirada nos castelos medievais. São moradias, casas comerciais, a maioria aberta ao turismo.
Podemos conhecer um pouco da história do Castelo da Torre de Garcia D’Ávila, que foi a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, entre 1551 e 1624. É o único exemplar de castelo em estilo medieval construído na América. O império particular da família Ávila estendia-se da Bahia ao Maranhão, numa área de 800 mil km2: igual às áreas somadas de Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Suíça juntos, ou seja, 1/10 do território brasileiro de hoje.
O castelo fica 80 km ao norte de Salvador, 70 m acima do nível do mar e a 2,5 km da praia, ponto mais alto do litoral baiano, conhecido atualmente como Praia do Forte. Em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o castelo foi abandonado. Desde 1938 é um monumento nacional, mas continua sendo propriedade particular, pertencendo à Fundação Garcia d'Avila, que cuida da restauração, preservação. manutenção do castelo através de taxa de visitação paga pelos turistas. A Casa da Torre, como o castelo também é conhecido, faz parte do parque histórico e cultural da Praia do Forte. Desde 1938, é um monumento nacional, embora seja propriedade particular.
Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Capela. Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Capela. Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Erigido a partir de 1551 por Garcia D’Ávila nas terras doadas por seu pai - Tomé de Sousa, o primeiro governador geral do Brasil -, o Castelo da Torre de Garcia D’Ávila tornou-se o símbolo de seu poder e uma das primeiras fortificações construídas em terras brasileiras. O território correspondente à fazenda doada por Tomé de Sousa a seu filho ía de Praia do Forte até o Maranhão, sendo um dos maiores latifúndios da história do Brasil.
Capela. Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Vista do Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Antiga gameleira. Castelo Garcia D’Ávila, Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Objetos resgatados. Fundação Castelo Garcia D’Ávila. Praia do Forte, BA. Imagem: Erik Pzado
Fontes:
http://jeguiando.com/2012/07/31/castelo-da-torre-de-garcia-davila-praia-do-forte-ba/
http://casa.abril.com.br/materia/yes-nos-temos-castelos
.
nossa, nao consigo imaginar como um territorio tao grande pertencia a somente uma familia! como os dias mudaram, neh? (felizmente)
ResponderExcluireu nunca visitei nenhum castelo brasileiro pessoalmente, fica pro futuro =]
Mari
Que interessante! E quantas imagens bonitas! O lugar mais parecido com um castelo em que já estive foi a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em Florianópolis. Quem quiser saber um pouco mais sobre o lugar, veja em:
ResponderExcluirhttp://www.guiafloripa.com.br/turismo/fortes/anhatomirim.php3
Feliz por minhas fotos auxiliarem. Abraços, Erik / Jeguiando.com
ResponderExcluirLindas fotos Erik. Obrigado por compartilha-las com com todos nós. Feliz Ano Novo!
Excluir