segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O Nome de Jesus

*

Os cristãos chamam Jesus também como Cristo. Cristo vem do grego “kristós”, que significa “ungido” (com óleos), “sagrado”, “santo”.

Há mais de dois mil anos, o apóstolo Paulo foi o primeiro a referir-se ao Nosso Senhor Jesus Cristo, em suas epístolas, deixando claro que Jesus é o Nosso Senhor.  

No livro Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho, pelo Espírito Humberto de Campos, o autor refere-se ao “Senhor” (p. 12), ao “Divino Mestre” (p.13), ao “Único Pastor” (p. 31), a “Aquele que será sempre caminho, verdade e vida” (p.34). Nessa mesma obra, Jesus fala com o seu emissário Ismael, Guia do Brasil, referindo-se ao Nosso Pai (Deus). 

Quando esteve no mundo, Jesus orava ao seu Pai, no horto florestal, e ensinou aos seus discípulos a Oração Dominical (do latim, “dominus”, Senhor), uma oração a Deus, que ficou conhecida como Pai Nosso. 

Então, Jesus deixou claro que ele tinha um “Nosso Pai”, que não era ele. Nosso Pai é Deus, o Criador incriado, aquele que fez e continua fazendo a criação, ou seja, o universo com os planetas, astros, espíritos, seres animados e inanimados. 

Portanto, o Espiritismo acredita que existe Deus (Nosso Pai) e Jesus, nosso Divino Mestre e Senhor, como entidades independentes. 

Em vida, Jesus pregou o Evangelho (a moral, as virtudes) ao povo nos montes e nas praças públicas. Ele chamou doze homens para sua companhia, que passaram a ser seus discípulos. A maioria era de pescadores, mais um cobrador de impostos (Levi, depois chamado Mateus).  Depois de um tempo de aprendizado com o Divino Mestre, Jesus enviou seus discípulos a pregar também ao povo. O cristianismo só foi fundado como religião pelo discípulo Pedro (o mais velho) e outros, algum tempo depois da subida de Jesus ao céu.

Jesus não deixou nada escrito. Mas, depois da sua subida ao céu, quatro dos seus discípulos escreveram cada um sua versão do Evangelho de Jesus. Foram Mateus (o Evangelho mais completo, pois ele era um cobrador de impostos, culto), Marcos, Lucas (que era um médico) e João (o discípulo  adolescente). Os quatro Evangelhos são quatro versões da biografia de Jesus que se completam. 

O nascimento de Jesus foi tão importante que marcou o início de uma nova era na história da humanidade, que ficou dividida em a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo). 

*

Fonte:

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho; Espírito Humberto de Campos; Xavier, F.C., FEB

Profª Maria Lucia

Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ2mGH8TewKz2JOzWhVadg7rf5FhE800IYKAGvxKV3QBNB0wB8zJTEqQnIzDEsexEO7LOIIqwqFveYP2W_BN2JcfP6xdq3Xvt7GP_hJJ3Fs2pYqoHoRjnHVQSrlWZy1MsHI30QdoU0ZLXt/s1600/rosto+de+jesus+%25284%2529.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada