segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Espiritismo e Metafísica - 7

Estudo de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em continuação. Para adultos e adolescentes, a partir da oitava série. “O Livro dos Espíritos é um estudo de Metafísica e de Moral.  Metafísica (“além das coisas físicas”) é o ramo da Filosofia que estuda a essência dos seres e dos mundos. As perguntas são de Allan Kardec e as respostas são dos Espíritos Superiores, autores de “O Livro dos Espíritos”. Português atualizado por mim.

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PARTE SEGUNDA (METAFÍSICA)

Capítulo II

Da encarnação dos Espíritos 

• Objetivo da encarnação • A alma • Materialismo 

OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO

132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? 

Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é castigo; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as lutas da existência corporal: nisso é que está o castigo. A encarnação visa ainda outro fim: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento (corpo físico) de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.
Imagem: http://rosangeleprado.blogspot.com.br/2011/04/imagens-de-fetos-perfeicao-da-vida-no.html


133. Em que momento a alma se une ao corpo?

A união começa na concepção, mas só se completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo, a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito que o recém-nascido solta anuncia que ele se conta no número dos vivos e dos servos de Deus. (O Livro dos Espíritos, questão 344)

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Encarnação

Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-IFZtd7mD6U8/Tz_k6-RdbfI/AAAAAAAAAkw/TsJJ967Vh0k/s1600/Imagem19.jpg

133. Os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem necessitam da encarnação?

Todos são criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, conseguintemente sem mérito. 

a) — Mas, então, de que serve aos Espíritos terem seguido o caminho do bem, se isso não os isenta dos sofrimentos da vida corporal?

 Chegam mais depressa ao fim. Além disso, as aflições da vida são muitas vezes a consequência da imperfeição do Espírito. Quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos. Aquele que não é invejoso, nem ciumento, nem avaro, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam desses defeitos.

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Não sendo completa a união do Espírito ao corpo, não estando definitivamente consumada, senão depois do nascimento, poder-se-á considerar o feto como dotado de alma?

O Espírito que o vai animar existe, de certo modo, fora dele. O feto não tem, pois, propriamente falando, uma alma, visto que a encarnação está apenas em vias de operar-se. Acha-se, entretanto, ligado à alma que virá a possuir. (O Livro dos Espíritos, questão 353).

Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar a primeira para salvar a segunda?

Preferível é sacrificar-se o ser que ainda não existe a sacrificar-se o ser que já existe. (O Livro dos Espíritos, questão 359.)

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 A ALMA

134. Que é a alma? 

Um Espírito encarnado.

a) — Que era a alma antes de se unir ao corpo? 

Espírito. 

b) — As almas e os Espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa? 

Sim, as almas são os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem.

Alma saindo do corpo 

Imagem: http://ichef.bbci.co.uk/images/ic/1920x1080/p02nndfs.jpg

135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo? 

Há o laço que liga a alma ao corpo.

a) — De que natureza é esse laço? 

Semimaterial, isto é, de natureza intermediária entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.  O homem é, portanto, formado de três partes essenciais: 1º — o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º — a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação; 3º — o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o germe, o perisperma e a casca. 

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Nota de Maria Lucia:

Na imagem acima, temos o seguinte:

1 - O corpo carnal

2- O perispírito, que faz a ligação do nosso Espírito com o corpo carnal.

3- O nosso Espírito propriamente dito, que apesar de mostrado assim na figura 

acima, não tem nenhuma forma definida.

Fonte e imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_FwtGZEV0V66v62a5RN2K2tPCUd_jvORhw6TLN-8FdxTfBos3A7RrXxAoXOFq0iVnctOb5ZWcgagMGAOLYt1dXe5YZsQvs9NWOpvQ1ogS9066PE_0YlqFcDnxYab6ueFuGoXYLBBeb1Zq/s320/corpos.gif)

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136. A alma independe do princípio vital?

O corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente. 

a) — Pode o corpo existir sem a alma? 

Pode. Mas, cessando a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, ainda não há uma união definitiva entre a alma e o corpo. Depois dessa união se haver estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode animar um corpo sem vida orgânica. 

b) — Que seria o nosso corpo, se não tivesse alma? 

Simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem. 

137. Um Espírito pode encarnar a um tempo em dois corpos diferentes? 

Não. O Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente dois seres distintos. (Nota de Kardec: ver, em O Livro dos Médiuns, o capítulo VII, “Da bicorporeidade e da transfiguração”). 

138. Que se deve pensar da opinião dos que consideram a alma o princípio da vida material? 

É só uma questão de palavras, com o que nada temos. 

139. Alguns Espíritos e, antes deles, alguns filósofos definiram a alma como sendo: “uma centelha anímica emanada do grande Todo”. Por que essa contradição? 

Não há contradição. Tudo depende do significado das palavras. Vocês não têm uma palavra para cada coisa. 

140. Que se deve pensar da teoria da alma subdividida em tantas partes quantos são os músculos e presidindo assim a cada uma das funções do corpo? 

Isto depende do sentido que se dê à palavra alma. Se se entende por alma o fluido vital, essa teoria tem razão de ser; se se entende por alma o Espírito encarnado, é errônea. Já dissemos que o Espírito é indivisível. Ele imprime movimento aos órgãos, servindo-se do fluido intermediário, sem que para isso se divida. 

a) — Entretanto, alguns Espíritos deram essa definição. 

Os Espíritos ignorantes. 

Foto: alma logo após a morte num hospital alemão.

Imagem: http://www.novaera-alvorecer.net/foto_alma_humana.bmp

141. Há alguma coisa de verdadeiro na opinião dos que pretendem que a alma é exterior ao corpo e o circunvolve? 

A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola. Irradia e se manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido, pode-se dizer que ela é exterior, sem que por isso constitua o envoltório do corpo. A alma tem dois invólucros. Um, sutil e leve: é o primeiro, o perispírito; outro, grosseiro, material e pesado, o corpo. A alma é o centro de todos os envoltórios, como o germe num fruto.” 

142. O que dizer dessa outra teoria segundo a qual a alma, numa criança, se vai completando a cada período da vida? 

O Espírito é uno (uma unidade) e está todo na criança, como no adulto. Os órgãos, ou instrumentos das manifestações da alma, é que se desenvolvem a partir da infância. 

143. Por que todos os Espíritos não definem do mesmo modo a alma? 

Os Espíritos não se acham todos esclarecidos igualmente sobre estes assuntos. Há Espíritos de inteligência ainda limitada, que não compreendem as coisas abstratas, bem como há os falsos sábios.  

144. Que se deve entender por alma do mundo? 

É o conjunto dos Espíritos abnegados e bondosos que são os auxiliares de Deus com relação ao planeta de vocês. 

145. Como se explica que tantos filósofos antigos e modernos, durante tão longo tempo, hajam discutido sobre a ciência psicológica e não tenham chegado ao conhecimento da verdade? 

Esses homens eram os precursores da eterna Doutrina Espírita. Prepararam os caminhos. Como homens se enganaram, tomando suas próprias ideias como a luz da verdade. No entanto, mesmo os seus erros servem para realçar a verdade, mostrando o pró e o contra. Mas, entre esses erros encontram-se grandes verdades que um estudo comparativo torna perceptíveis.

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Nota de Maria Lucia: Nessa época (1857), ainda não existia a ciência Psicologia que foi criada por Wilhelm Wundt, em 1879, com seu laboratório na universidade de Leipzig, na Alemanha. 

(http://psicologiacienciaevida.blogspot.com.br/2012/09/o-que-significa-psicologia-como-surgiu.html)

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146. A alma tem, no corpo, uma sede determinada? 

Não. Porém, nos grandes gênios e em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça. Ela ocupa principalmente o coração nas pessoas que têm muito sentimento de bondade e se dedicam à Humanidade. 

a) — Que se deve pensar da opinião dos que situam a alma num centro vital? 

O Espírito habita de preferência uma parte do organismo de algumas pessoas, por ser aí o ponto de convergência de todas as suas sensações. Pode-se, todavia, dizer que a sede da alma se encontra especialmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais (o cérebro e o coração).  

MATERIALISMO

147. Por que os anatomistas, os fisiologistas e, em geral, os que aprofundam as ciências da Natureza, são, com tanta frequência, levados ao materialismo? 

O fisiologista e os que se dedicam às ciências da Natureza só acreditam no que veem. Isso é orgulho dos homens, que julgam saber tudo e não admitem haja coisa alguma que lhes esteja acima do entendimento. A própria ciência que cultivam os faz pensar que entendem de tudo, pensam que a Natureza nada lhes pode conservar oculto.

148. Como o materialismo não mostra ao homem a superioridade da inteligência que governa o mundo, podemos considerar que seus estudos são perigosos? 

Os estudos do materialismo não são perigosos.  Os materialistas se dizem pessoas de espírito forte, mas quase sempre, são mais fanfarrões do que valentes. Na sua maioria, só são materialistas porque não têm com que preencher o vazio do abismo que diante deles se abre. (continua)

Fonte:

O Livro dos Espíritos (questões 132 a 147); Kardec, Allan; tradução de Guillon Ribeiro; FEB

Profª Maria Lucia

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