segunda-feira, 25 de abril de 2016

Semana da Arte Moderna


A Semana de Arte Moderna foi uma semana de exposição de artes plásticas e apresentações de música e literatura no Teatro Municipal de São Paulo. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana ocorreu entre os dias 11e 18 de fevereiro de 1922. Cada dia trabalhou um aspecto cultural.  

 A Semana representou uma verdadeira renovação de linguagem, na liberdade criadora que fez uma ruptura com o passado. O evento apresentou novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e as artes plásticas exibidas em telas, esculturas e maquetes de arquitetura com desenhos arrojados e modernos.

Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro como Mário de Andrade (escritor), Oswald de Andrade (escritor), Víctor Brecheret (escultor), Anita Malfatti (pintora), Menotti Del Pichia (poeta), Guilherme de Almeida (poeta), Heitor Villa-Lobos (Maestro),  Di Cavalcanti (pintor),  entre outros.

Contudo, a pintora Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, encontrava-se em Paris, por isso não participou do evento.

*
Cinco moças de Guaratinguetá, Di Cavalcanti

A boba, Anita Malfatti

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

https://saopaulonaoquersercinza.files.wordpress.com/2012/02/semana-de-22.jpg

https://lolahaus.files.wordpress.com/2015/11/cinco-moc3a7as-de-guaratinguetc3a1-di-cavalcanti.jpg?w=550

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZhFN9681FB5RXQWvtSb8UIcn1exXyzsQ_oKMLdSfyQTrvxY_m98-r6k3bxUOrzvyv13ak_qbZaJhhssUlkw3sXbljpfAVEZ6GZNpqOcpn6h6bLQo7OzfXSgFL_GAcvVrqtyTirApq5-I/s1600/boba-g.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada