segunda-feira, 11 de abril de 2016

Nossas Raízes Culturais Greco-Romanas


Herdamos dos helenos (gregos) uma brilhante civilização. Eles foram os pioneiros geniais na filosofia, nas ciências, na política, na pintura, escultura, arquitetura, teatro. Eles inventaram a Democracia, a Medicina, os Jogos Olímpicos, o Carnaval, a Mitologia.  

Os gregos nos ensinaram a pensar. A vida moderna deve aos helenos os fundamentos da sua existência: suas meditações e inquietações, suas consequências materiais e espirituais.

Os gregos colocaram no centro do universo não um deus, mas o homem. Exaltaram a criatura humana como o ser mais importante do mundo. Acreditaram na imensa capacidade do homem, na exatidão e nobreza de suas realizações. 

A atitude helênica foi independente de religião, pois foi racionalista. Os gregos confiaram no espírito do livre exame, na superioridade do conhecimento sobre a fé e a superstição. Destacaram-se pelo notável poder de abstração mas, souberam associar essa capacidade ao espírito prático. 

Estudar a história dos gregos é estudar as origens da nossa civilização, pois que deles herdamos muito do nosso modo de sentir e pensar. Suas obras-primas são os modelos em que se inspiraram durante muitos séculos e ainda se inspiram os artistas, os poetas, os escritores e os oradores do mundo inteiro.

Pelo mar Mediterrâneo eles tocavam a Ásia onde se instruíam. Pelo mesmo mar levaram à Europa as civilizações da Ásia e as invenções do seu próprio gênio.

Em 146 a.C., a Grécia foi subjugada e reduzida a uma província romana. Mas, a dominação romana não destruiu a cultura helênica. Ao contrário, Roma, vitoriosa pelas armas, foi conquistada pela civilização dos vencidos gregos. E foi sobretudo através do Império Romano que o legado cultural da Grécia foi transmitido à Europa ocidental e ao mundo contemporâneo. 

O legado romano  

A maior contribuição romana à humanidade foi o Direito. O Decálogo que Moisés recebeu no monte Sinai foi a base do direito romano e, até hoje, é a base do direito do mundo todo, inclusive do Brasil.  

A literatura e o pensamento romanos serviram de inspiração para o Humanismo e o Renascimento que vieram mais tarde.

O espírito de Roma era o do homem clássico: daí as semelhanças entre a civilização romana e a contemporânea.

A arquitetura romana preservou-se na arquitetura eclesiástica da Idade Média e sobrevive ainda nas linhas de muitos dos nossos edifícios públicos.

O latim clássico foi durante longos séculos a língua internacional dos estudos universitários, da cultura e das comunicações científicas. O latim vulgar deu origem às línguas neolatinas: o português, o italiano, o francês, o espanhol e o romeno, influenciando também de maneira notável o idioma inglês.

Roma preservou para a posteridade a filosofia, a arte, a ciência e o pensamento gregos. 

Fonte: http://oridesmjr.blogspot.com.br/2011/09/antiguidade-classica-legado-greco.html

Profa. Lúcia Rocha

Imagem: https://i.ytimg.com/vi/n-Qe0AOACxw/maxresdefault.jpg

Um comentário:

  1. Sei que teve uma família Mário meio famosa nessa época , Acho que Caio Mário casado com uma tia de Julio Cesar... rsrsr

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada