segunda-feira, 4 de abril de 2016

Filosofia - Diálogo de Teeteto


Introdução

O filósofo ateniense Platão (428-347 a.C.) escreveu vários diálogos. Os principais diálogos de Platão são Teeteto, O Banquete, Fédon, Sofista e Político. São os diálogos da sua maturidade. Juntamente com seu mestre, Sócrates, e seu aluno Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia ocidental. 

Ao contrário dos seus antecessores pré-socráticos (que escreveram ora em poesia, ora em prosa) e do seu mestre Sócrates (que não deixou nenhum documento escrito), Platão escreveu diálogos  para expressar sua  filosofia.


Sócrates (469-399 a.C.) era um filósofo ateniense. Ele foi mestre de Platão. A mãe de Sócrates era parteira, por isso ele desenvolveu o método da maiêutica (que, em grego, significa “parto”) para ensinar as coisas da vida aos jovens, não numa sala de aula, mas na praça pública de Atenas, a capital da Grécia.

O que era a maiêutica? Era um verdadeiro “parto” das ideias que existiam na mente dos jovens alunos. Por exemplo, Sócrates, ao invés de ensinar aos jovens o que era o mundo, perguntava a eles o que era o mundo.  Na verdade, o que ocorria era que, enquanto os jovens discutiam a questão sobre o que seria o mundo, Sócrates introduzia discretamente alguma palavra na discussão dos alunos, induzindo-os a fazer uma reflexão mais precisa. Em seguida, os jovens colocavam suas ideias para fora, como num “parto”, respondendo à questão que Sócrates lhes havia apresentado.  

Pequena reflexão sobre o Diálogo Teeteto

No diálogo, Sócrates dirige-se ao seu interlocutor Teeteto, jovem matemático ateniense, perguntando-lhe o que é o conhecimento.

Usando a maiêutica, Sócrates induz  Teeteto a fazer uma reflexão sobre o que seria “o conhecimento”. Teeteto responde-lhe, inicialmente, que seria praticamente impossível dar-se uma explicação racional completa para o que fosse o conhecimento. Usando novamente a maiêutica, Sócrates induz Teeteto a fazer outra reflexão que completasse a sua resposta anterior. Teeteto finalmente afirma que o conhecimento era apenas a busca do saber. 

Nota de Lúcia Rocha:

Lembro aqui das saudosas aulas do Prof. Dr. Pedro Göergen de Filosofia da Educação na graduação de Pedagogia da Unicamp, em 1994, quando ele explicava aos futuros professores – como eu -  o que era a maiêutica de Sócrates e a utilizava em alguns momentos em sala de aula.    

Fonte: http://plataoefilosofia.blogspot.com.br/2011/10/resumo-dialogo-de-platao-teeteto.html

Profª Lúcia Rocha

Imagem: http://www.sohistoria.com.br/ef2/grecia/index_clip_image016.jpg

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