segunda-feira, 11 de abril de 2016

As Epístolas de Paulo


“Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um  címbalo que retine;  ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. E quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.  

A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê; tudo espera, tudo sofre.

 Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade.”  (Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1 a 7 e 13.)

Nota de Lucia Rocha 1: 

“Paulo define a verdadeira caridade, mostra-a não só na beneficência como também no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência com o próximo.” (O Evangelho  segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap. XV).

Nota 2: Tenho lido na internet várias “versões” da passagem de Paulo da 1ª Epístola aos Coríntios, acima citada. São versões com palavras sinônimas, verbos errados, adaptações mal feitas da Bíblia. A versão acima, que cito, veio da tradução de Guillon Ribeiro, do francês para o português, de O Evangelho Segundo o Espiritismo para a editora da Federação Espírita Brasileira. (Capítulo XV).  

Nota 3: Paulo de Tarso, o Apóstolo dos Gentios, teve por missão divulgar o Evangelho de Jesus na Ásia menor, logo depois que Jesus subiu aos Céus. Sempre andando a pé, ele acabou fundando algumas igrejas cristãs. Tão logo estabelecia um núcleo cristão (a igreja) para o estudo do Evangelho, o apóstolo o entregava ao comando de alguns dos seus discípulos e partia, dirigia-se para outra cidade onde fundava outra igreja. Assim, surgiram as suas epístolas, ou seja, as cartas que ele escrevia para as igrejas que havia fundado para dar notícias suas e para fazer as recomendações gerais para os trabalhos das mesmas. 

As 14 epístolas de Paulo são didáticas, pois são verdadeiras aulas de Evangelho e outros ensinamentos para a vida prática daquele povo. Até hoje suas epístolas contêm ensinamentos muito importantes para a nossa vida, inclusive ele foi o primeiro a se referir ao seu próprio “corpo espiritual” (períspirito) através do qual ele subia aos céus, via as belezas de Deus e depois voltava. 

As epístolas de Paulo estão no final do Novo Testamento, antes do Apocalipse, que é o último livro da Bíblia. (A Bíblia - também chamada Sagradas Escrituras -  é uma coleção de pequenos livros sagrados, dividida em Antigo Testamento - que são os livros escritos antes de Cristo - e  Novo Testamento, que começa com os quatro Evangelhos e termina com o Apocalipse). Quem me disse que as epístolas de Paulo eram didáticas foi o saudoso Irmão Azamor Serrão, então presidente da Casa de Recuperação e Benefícios “Bezerra de Menezes”, no Rio de Janeiro, no final dos anos de 1960. Ele sempre se referia às 14 epístolas que Paulo escreveu, número de epístolas que está na Bíblia.   

Nota 4: Outra coisa, há uma discussão na internet sobre o número de epístolas que Paulo escreveu. Alguns alegam que a epístola aos Hebreus não foi escrita por ele. Fiz um curso de Bíblia no Centro Espírita Allan Kardec, em Campinas, com a Therezinha Oliveira, no final dos anos de 1980, e aprendi que Paulo escreveu 14 epístolas, inclusive aos Hebreus. É como está na Bíblia: 

Epístola aos Romanos 
Primeira Epístola aos Coríntios 
Segunda Epístola aos Coríntios 
Epístola aos Gálatas 
Epístola aos Efésios 
Epístola aos Filipenses 
Epístola aos Colossenses 
Primeira Epístola aos Tessalonicenses 
Segunda Epístola aos Tessalonicenses 
Primeira Epístola a Timóteo 
Segunda Epístola a Timóteo 
Epístola a Tito 
Epístola a Filemon 
Epístola aos Hebreus   

De meados até o final do século XX, o espírito Emmanuel citou nos seus livros de mensagens os quatro evangelistas como Mateus, Marcos, Lucas e João, sem o “santo” (por ex., São Mateus, etc). Da mesma forma, Paulo. Seria uma mudança para acompanhar as transformações da História? Emmanuel, o respeitável educador espiritual, foi o guia espiritual de Francisco Cândido Xavier. 

Fontes: 

O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB, 2010

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, FEB, 2010

Prof. Lucia Rocha      

Imagem: 

http://i.ytimg.com/vi/A_XgMU-Yrp0/0.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada