
Exposição Criadores, Senac, Campinas, 2016
Assim como o corpo humano é formado por células minúsculas, também a sociedade é formada pela reunião de minúsculas famílias. A família é uma célula da sociedade, é o menor grupo social que existe.
Qual o segredo para se ter uma família feliz? Você acha que é o amor? Dinheiro? Outra coisa?
Na Epístola de Paulo aos Efésios (3: 14 e 15; 33), lemos:
“Por causa disto, me ponho de joelhos perante o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.”
Portanto, Deus é o criador da família. E até hoje Ele cria famílias reunindo os espíritos encarnados em grupos de amizade e alegria para a evolução de todos. Mas, às vezes, Deus coloca um espírito menos adiantado no meio de uma família harmoniosa para que ele receba boas orientações e bons exemplos e assim evolua. A estrutura familiar existe porque Deus a criou.
E o apóstolo Paulo continua na referida epistola:
“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou sua própria carne; antes a alimenta e sustenta como também o Senhor à igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo e a mulher reverencie o marido.”
Naquele tempo, a mulher era submissa ao marido e o reverenciava, isto é, o respeitava e obedecia, pois ele mandava nela. Hoje, marido e mulher estão no mesmo patamar dentro da família, por isso se devem respeitar, valorizar, sentir orgulho um do outro, ajudando-se mutuamente quando necessário.
Assim, o segredo para ter uma família feliz é ter amor um pelo outro com base numa grande amizade. Um casamento vai dar certo se os dois gostam de se divertir juntos como dois grandes amigos. E o cônjuge deve ser o maior amigo um do outro também nos momentos de festa ou de dor, parceria de verdade. O amor pela família, tenha ou não filhos, deve servir de bom exemplo a todas as pessoas ao redor.
A família formada pelo marido com sua mulher, com ou sem filhos, é a chamada família nuclear pela qual seus membros terão de prestar contas, um dia, a Jesus, quando voltarem para o Plano Espiritual Superior.
Mas, existe também a grande família que são os pais dos pais (avós dos filhos), irmãos, cunhados, sogros, tios, primos, sobrinhos, netos, bisnetos, etc. A família nuclear deve também ter boa consideração com os membros da grande família ajudando-os material e espiritualmente, se possível, quando eles necessitarem. Afinal, são todos do mesmo sangue.
Fonte: http://www.di.ubi.pt/~jpaulo/biblia/Efesios.htm
Profa. Lúcia Rocha
Imagem: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.ContentEventDataServer18,selectEvent&template=946.dwt&event=3165
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada