segunda-feira, 11 de abril de 2016

Poesia - Pátria Amada

Ó pátria amada, 
a ti ofereço as mais belas rosas,
orvalho  da manhã primaveril,  
pelos versos enluarados que aos poetas inspiraste,
pelos tantos amores que em teu seio abrigaste.

Se te elevas em hosanas aos páramos celestes,
canto contigo,
desdobro em minha lira cada verso teu,
alegria e êxtase.

Se te vejo em vil braseiro,
vermelho incandescente de imolação sem fim,
choro contigo,    
a tua dor é a minha dor, 
oro por ti.

Brasil,
trenzinho caipira
sol a sol na sinfonia do operário
sempre nos trilhos alheio à história,  
tua paixão é o  futebol.

Em dia de jogo a cara pintada,
as bandeiras agitadas, 
o agito e o grito,  
a loucura da torcida!

Ó pátria minha,
diante de ti me inclino 
em reconhecimento pelo berço em que nasci,    
a brasilidade é a medalhinha que eu herdei
na infância
e beijo todas as manhãs, 
legado meu aos descendentes.    

Brasil!
Mostra a tua cara,
tua cara imensa de sotaques coloridos!
Confia em mim!
Confia em mim! 
Brasil! 

Poesia de Lúcia Rocha, última versão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada