segunda-feira, 15 de junho de 2015

Proteja sua Emoção 2


Como surgem as emoções e como administrá-las

As emoções surgem das cadeias de pensamento produzidas pelo processo de leitura da memória que é realizado em milésimos de segundo por múltiplos fenômenos, incluindo o Eu. Portanto, com exceção das emoções geradas pelo metabolismo cerebral e pelas drogas psicotrópicas, como tranquilizantes e antidepressivos, todas as demais experiências emocionais são fruto da leitura da memória e da produção de pensamentos conscientes e inconscientes.

Toda vez que você tem um sentimento produziu antes um pensamento, ainda que não tenha percebido. 

Alguns acordam mal-humorados ou deprimidos porque, antes de despertarem um fenômeno chamado autofluxo leu janelas tensionais da memória, produziu ambientes, personagens e circunstâncias com alta complexidade nos sonhos, quer, por sua vez, excitaram a emoção e geraram a angústia e a ansiedade.

A tristeza ao entardecer segue o mesmo processo, mas o fenômeno acionado agora é o gatilho da memória. Ele põe em ação bilhões de dados em frações de segundo para nomear  sons, imagens, palavras e odores. No entardecer a diminuição do ritmo de atividades sociais leva à introspecção, detona o gatilho, abre as janelas (arquivos) da memória que contêm solidão e gera cadeias de pensamento que desfiguram o bom humor.

O processo de construção de pensamentos e emoções é rapidíssimo, não temos consciência dele. As janelas da memória são lidas multifocalmente, ou seja, simultaneamente, e produzem pensamentos que, por sua vez, transformam a paisagem das emoções. O som de uma música pode abrir uma janela da memória e produzir pensamentos que recordam doces experiências.

Tome as rédeas da emoção

Se não tomara as rédeas do psiquismo, se não der um choque de lucidez na mente, se não confrontar e “virar a mesa” contra a ansiedade e o humor deprimido, o Eu será uma vítima, um escravo da emoção, e não um gerenciador dela. Grande parte dos maiores erros humanos ocorre nos primeiros 30 segundos de tensão. (...) Por isso o Eu deve agir rápido. ( p.28-29)

(...) Para administrar as emoções, você deve rapidamente duvidar de seus pensamentos perturbadores,   duvidar do conteúdo doentio delas. Deve questionar os motivos de sua reação, criticar sua ansiedade, exigir ser livre naquele momento. Enfim, deve usar a ferramenta do silêncio, interiorizar-se e resgatar a liderança do Eu. (...) É vital equipar o Eu como gestor das emoções, reescrever as janelas (arquivos) e aprender a ser autor da própria história. (p.34)

Técnicas para proteger a emoção

1. Doar-se sem esperar retorno. Quem espera excessivamente  retorno ou reconhecimento dos outros, em especial dos mais íntimos, pode não ter qualquer proteção emocional. Ao se doar para os filhos, alunos, parceiro, amigos e colegas diminuir a expectativa de retorno é fundamental para filtrar estímulos estressantes nas relações sociais.

2. Nunca exigir o que os outros não podem dar. Exigir serenidade, lucidez e coerência de alguém no exato momento em que falhou, tropeçou ou se irritou é invasão de privacidade e fonte de decepções. Nesse momento, a pessoa está sequestrada por uma janela (arquivo) traumática, o volume de tensão bloqueia milhares de janelas ligth e, portanto, ela não tem condições de dar uma resposta inteligente. 
Esperar o foco de tensão passar para depois intervir é uma manifestação solene de quem aprendeu a gerenciar e amadurecer sua emoção.

3. Não agir à base do “bateu-levou”, da ação-reação. Estamos viciados em reagir quando alguém nos contraria. Ação e reação são ótimas para a física, mas péssimas para as relações humanas. Quem é impulsivo ou reage sem pensar, além de não proteger sua emoção pode fazer dela uma lata de lixo social e destruir seus melhores relacionamentos. Você pode ter cem atitudes saudáveis, mas se reagir grosseiramente uma vez poderá asfixiar todas as ações positivas. Lembre-se de que nos primeiros 30 segundos de tensão podemos cometer os maiores erros da vida, dizer palavras que jamais deveriam ser ditas a quem amamos. 
Faça a oração dos sábios nos momentos de conflito: o silêncio. Em seguida, aplique a próxima técnica.

4. Conquistar primeiro o território da emoção, depois o da razão: surpreender positivamente antes de criticar. A melhor maneira de contribuir com alguém que nos frustrou não é apontar a falha, pois tal atitude invade a privacidade e expande a janela (arquivo) killer. A melhor atitude é surpreender, elogiar, mostrar seus valores e, no segundo momento, apontar suas falhas. Quem rompe o cárcere do fenômeno “bateu-levou” e surpreende as pessoas que os frustram torna-se um conquistador. Marca suas histórias, encanta-as.

5. A maior “vingança” em relação a um inimigo é perdoá-lo (primeiro passo) e elogiá-lo (segundo passo). A aplicabilidade dessa ferramenta pode não melhorar seu ofensor, desafeto ou inimigo, mas certamente mudará você, protegerá sua emoção, filtrará estímulos estressantes e melhorará seu sono e humor. Lembre-se: os frágeis condenam, os fortes perdoam. 
E os sábios? Encontram motivos para elogiar. 
Eles saem do rol dos comuns. (p.51-53)  

(...)
Lembre-se de que proteger a emoção é ser livre para sentir, mas não algemado pelos sentimentos. É capacitar o Eu para gerenciar o medo, reciclar a ansiedade, superar a insegurança, dominar a dependência psíquica. 

(...)
Jamais seja espectador passivo da angústia, do humor triste, da irritabilidade, da impulsividade e da agressividade. 

Gerencie suas emoções.

A saúde emocional, a felicidade, a tranquilidade, o prazer de viver e a criatividade estão ao alcance de todos. Infelizmente, poucos os encontram, pois os procuram em lugares errados. Nunca se arriscaram a explorar o incrível território da emoção e conquistar aquilo que o dinheiro não consegue comprar.

(...)
Afinal, ser livre e emocionalmente saudável depende de treinamento e educação.” Fim. (p.59-61)

(Proteja Sua Emoção. Aprenda a ter a mente livre e saudável, 61 p.,  2014; Coleção Augusto Cury, psicanalista). Obs. Livro de bolso para leigos.

Imagem: http://www.ecompleto.com.br/i/filesloja/274/files/m%C3%A1scara%20veneza%20versailles.jpg

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