segunda-feira, 15 de junho de 2015

História da Wickbold


1938

Henrique Wickbold, filho de imigrantes alemães, trabalhava como marceneiro até aprender um novo ofício. Em março de 1938, ele comprou a PADARIA ALLEMANHA de uma família alemã que retornaria ao país de origem. Situada no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo, o local passou a chamar PADARIA WICKBOLD.

Sem balcão de vendas, apenas com a produção e o forno à lenha, os pães eram artesanais e vendidos sem embalagem. Os principais alimentos oferecidos, ainda sem marca, eram o Pão Preto e o Integral que hoje fazem parte da linha “Os Clássicos”.

1940

Aquisição do primeiro carro da frota para entrega dos produtos. Antes, elas eram feitas em carroças para as pequenas mercearias da região. O primeiro modelo foi um Ford 1931 e, posteriormente, um furgãozinho inglês marca Standard Vanguard.

1942

Ampliação e modernização da produção com a compra de um forno maior e mais moderno para a época e a elaboração de receitas típicas alemãs. O pão integral de centeio no formato de filão ou broa passou a ser produzido assim como pães doces, bolachas decoradas e pão de mel.

1952

Os pães deixam de ser assados no lastro do forno, ganham embalagem, passam a ser fatiados e recebem a marca Padaria Wickbold.

É feita a primeira identificação nas embalagens para diferenciar dois pães com o mesmo formato: o Centeio e o Kümmel.

1968

A empresa passa a ser administrada pela segunda geração da família Wickbold e inicia uma nova fase de inovação e crescimento. A marca é fortalecida no ano seguinte, quando o nome passa a ser Wickbold.

1972

A primeira fábrica Wickbold é inaugurada na Vila Santa Catarina, em São Paulo.

Fortalece a marca no mercado de pães especiais adquirindo a marca Westphalia, importante passo para se consolidar definitivamente nesse segmento.

2007

Inauguração da quarta maior e mais moderna unidade fabril da Wickbold em Hortolândia, no interior de São Paulo. Amplia a atuação nos mercados das regiões Centro-Oeste, em Brasília (DF) e Goiânia (GO).

2009

Lançamento do primeiro pão funcional do Brasil registrado pela ANVISA. A linha EstarBem contém Maxi Fibra® ou inulina, que contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Chega ao mercado a Linha de Torradas Especiais inspiradas nos sucessos de venda dos pães especiais, que são enriquecidas com grãos nobres e tem coberturas exclusivas. A primeira a ser lançada é a Torrada 10 Grãos Light.

2010

O produto Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa firma-se como o pão integral mais vendido do Brasil.

2011

Iniciando em uma nova categoria, com o foco em produtos saudáveis, a Wickbold lança o Tickroc, primeiro snack da marca.



2012

Chega à mesa dos brasileiros a Linha Pães do Mundo, uma linha de pães sofisticados que permite uma viagem de cores, texturas e sabores, trazendo um pouco da cultura de cada país aos nossos consumidores.

http://www.wickbold.com.br/wickbold-historia/

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:
http://www.passaporteparaabeleza.com.br/wp-content/uploads/2012/09/Gr%C3%A3o-Sabor-Castanha-do-Par%C3%A1-e-Quinoa_.jpg

http://www.wickbold.com.br/wp-content/uploads/2012/09/packs-paes-do-mundo-2014.png

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