segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pensamento da Semana

Pietá, Michelangelo

A arte é uma manifestação de Deus. (Anônimo)

Ooooooo

História

Michelangelo Buonarroti foi um grande escultor e pintor italiano do Renascimento, período que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Sua maior obra é a pintura no teto da Capela Sistina (Vaticano) com figuras humanas que representam cenas da Bíblia, desde a criação do mundo até o Apocalipse. 

A Pietà (em português Piedade) de Michelangelo foi  feita em 1499. É talvez a Pietà mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem  traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBAT, ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»

Antes de Michelangelo, os escultores do Primeiro Renascimento  se viram diante de um problema: a colocação do Corpo de Jesus  morto no regaço de Maria. 

Para isso, Michelangelo alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, e para não “sair” do esquema triangular da obra. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam.

Quando fez a Pietá , Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Por isso, teria inscrito seu nome na faixa que atravessa o peito de Maria. A Pietá foi a primeira e mais importante escultura de Michelangelo.

A escultura  fica na Basílica de São Pedro, na primeira capela da alameda do lado direito, no Vaticano, Itália. Tem 174  por 195 centímetros e é feita em mármore.

 Desde que a estátua foi atacada, em 1972, está protegida por um vidro à prova de bala. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a_italiana

Profa. Lúcia Rocha

Imagem: http://stpetersbasilica.info/Altars/Pieta/Pieta-GMR_6315.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada