segunda-feira, 15 de junho de 2015

Alimente seu Cérebro com Carboidrato


A glicose proveniente de alimentos que levam trigo na receita é o principal combustível do cérebro. A exemplo do resto do corpo, o cérebro também depende de uma boa alimentação para funcionar a mil. Para que isso ocorra sem percalços, a oferta do seu principal combustível, a glicose, deve se dar na medida certa. Sem esse açúcar, os neurônios não funcionam direito. Afinal, falta energia. 

E a melhor maneira de garantir um bom aporte de glicose é ingerir os chamados carboidratos complexos, encontrados em pães e massas integrais. “Após serem metabolizados, esses carboidratos se quebram até na sua menor parte, a glicose, que entra na célula para a produção energética”, explica a nutricionista Tânia Rodrigues, diretora da RGNutri Consultoria Nutricional, de São Paulo.

Além de fornecer combustível para o cérebro, esses alimentos são assimilados de uma forma mais lenta do que os refinados, o que previne os picos de glicose no sangue – o gatilho para a produção elevada de insulina, o hormônio responsável por botar o açúcar para dentro das células. Em geral, essas altas são seguidas por uma rápida queda. Daí, essa gangorra açucarada desarticula todas as funções sensoriais do cérebro, além de prejudicar a comunicação entre os neurônios e até a memória. Só para ter uma ideia, quando o açúcar despenca na circulação, quadro chamado pelos médicos de hipoglicemia, é como se o cérebro mandasse parar tudo. Não por acaso, surge aquela sensação de sonolência.

Para manter a massa cinzenta bem nutrida, Tânia recomenda fracionar as refeições (seis ao dia) e manter a alimentação mais saudável e variada possível, dando especial atenção ao café da manhã. Isso porque ao longo das horas em que passamos dormindo, nosso corpo enfrenta um longo período de jejum, gastando o combustível armazenado. “O resultado disso é a diminuição da oferta de energia, fundamental para fornecer ao cérebro energia e disposição durante o dia.” Sem contar que o consumo regular de carboidratos ajuda o equilíbrio emocional. As pesquisas mais recentes demonstraram que eles estimulam a produção de uma substância por trás do bem-estar da cuca, a serotonina. Sua deficiência, por outro lado, leva a mudanças de humor e a quadros de depressão.

Uma dieta balanceada é um presente para o bom funcionamento estrutural e bioquímico do cérebro, como mostram as pesquisas na área. A dieta balanceada é uma miscelânea que ajuda a troca de informações entre os neurônios e o bom funcionamento da memória. Metade do que comemos é para alimentar o cérebro.



http://www.trigoesaude.com.br/saude/alimente-cerebro-carboidrato.shtml?pag=1

Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvbnsvJYWxnVeax5S4jMaCStn3N11UeoK6ai9m6yY9YrATXzrmnGIO9tUXU7VQVkC70O-27WFU-nn35OgYMUhrplrIIE1Hxm_XaeE5hDlBFOWK4fCvc-mknnuDpOIIgDvM4tWOz2Htl3k/s1600/trigo1.jpg

http://www.trigoesaude.com.br/cms/wp-content/files_mf/mtcereais_manha.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada