sábado, 7 de setembro de 2013

Ballet - Ana Botafogo

  













Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca nasceu no Rio de Janeiro em 1957. Iniciou seus estudos de ballet no Conservatório da Urca com Luciana Bogdanich, na época bailarina do Teatro Municipal. Após cursar o primeiro período da faculdade, foi estudar na França. Freqüentou a Academia Goubée e a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower. Na Inglaterra, freqüentou o Dance Center.

Fez concurso para o Ballet de Marseille, França, iniciando aí sua carreira profissional. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e da Gala Iberoamericana de la Danza, dirigida por Alícia Alonso, realizada em Madrid (Espanha), em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.

Continuou sua carreira no Brasil, por opção. Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Em 1981, ingressou por concurso público como Bailarina Principal do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1995, na qualidade de "étoile", foi convidada da Companhia da Ópera de Lodz (Polônia). Interpretou o papel principal feminino do Balé Zorba, o Grego, dançando em várias cidades do Brasil.

Entre os diversos títulos que recebeu estão o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérita do Estado do Rio de Janeiro. Em 1997, o ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a “Chevalier De L’Ordre des Arts et des Lettres”. Em 1998, recebeu o Troféu Mambembe como reconhecimento pelo conjunto do seu trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em 2001, recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe Comendadora, por suas relevantes contribuições à cultura do país. Em 2004, recebeu a medalha do mérito Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.







Fontes:
http://radialistaleodeoliveira.blogspot.com.br
http://omeurepertorio.wordpress.com
http://imagenslindasdotcom.blogspot.com.br
http://sonhodebailarina.blogspot.com.br 



Um comentário:

  1. Ah, há quanto tempo não vejo uma apresentação de ballet! Tanta beleza naqueles passos, na suavidade dos movimentos!

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada