Olá! Este blog propõe a difusão de conhecimentos, indicações e minhas criações ao longo de mais de sete décadas de experiência de vida. Professora Lúcia Rocha
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
São Jorge
São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo, tanto na Igreja Católica Romana, quanto na Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana. No Brasil, é o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros. Sua memória é celebrada no dia 23 de abril. Também é venerado, na mesma data, em diversos cultos das religiões afro-brasileiras sob o nome de Ogum.
Um pouco de história
Supostamente, São Jorge, santo católico, nasceu na região da Capadócia, na Turquia, onde viveu como um padre e militar do exército do imperador romano Diocleciano, no século III.
Os escravos africanos vieram para o Brasil e trouxeram suas crenças e tradições. Vieram da Nigéria, mais conhecidos como Iorubas e tinham como deuses os Orixás. Ogum era um deles. Este era venerado pelos escravos como o Deus da Guerra, pois seu nome significa “Senhor da Guerra” podendo variar para “Ologum”.
No Brasil, os europeus, cristãos, colocavam regras para seus escravos, que tinham de obedecer. Assim, os escravos foram proibidos de cultuar seus Orixás, pois, na visão do Cristianismo, eles eram pagãos e estavam adorando a deuses inexistentes ou mundanos, ou até mesmo diabólicos, o que não era verdade.
A catequização dos jesuítas tinha como principal finalidade a conversão dos escravos à religião cristã. Porém, os escravos continuavam a cultuar seus Orixás de forma escondida, estabelecendo semelhanças entre os Orixás e os santos católicos para enganar os europeus, seus senhores. Dessa forma, podiam deixar as imagens expostas nos altares improvisados na senzala. Por exemplo, Santa Bárbara, santa católica dos raios e trovões era Iansã, orixá dos raios, ventos e trovões. São Jorge, santo católico da guerra, era Ogum, orixá guerreiro.
E assim fizeram com os demais Orixás. Esse culto dos Orixás, de forma escondida, deu origem ao sincretismo religioso no Brasil, um fato histórico.
Hoje é possível ver imagens católicas em casas de cultos de descendência africana, como a umbanda e o candomblé, devido a esse sincretismo religioso. Ogum não é a mesma coisa que São Jorge. É só uma questão de tradição.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jorge
http://sociedadecandomblemoderno.blogspot.com.br/search/label/Todos%20os%20Programas?&max-results=6
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diocleciano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa, quanta coisa que eu não sabia! :D
ResponderExcluir