Platão e Aristóteles, detalhe de Escola de Atenas, Rafael; afresco, Palácio do Vaticano
Na Grécia antiga, as narrativas míticas desempenhavam uma função central na vida social. Os eventos históricos, os fenômenos naturais e os principais eventos da vida humana (nascimento, casamento, doença e morte) eram misturados às histórias tradicionais sobre deuses e semideuses e intercâmbio entre deuses e homens. Enquanto isso, a Filosofia simultaneamente inaugurava o discurso argumentativo, abstrato e universal.
A palavra Filosofia é de origem grega e significa “amizade pela sabedoria” : “filo”, amizade e “sofia”,sabedoria, conhecimento.
A Filosofia nasceu do espanto, da perplexidade de alguns homens diante dos enigmas da vida e do universo. O espanto levou esses homens a formular perguntas e a buscar explicações para elas através da razão. A Filosofia chegou a Atenas, na Grécia antiga, através de Anaxágoras.
Os primeiros filósofos gregos, chamados pre-socráticos, dedicaram-se a especulações sobre a origem e constituição do mundo. Eles estudavam a natureza (physis). Então veio Sócrates que se dedicou à busca dos valores perenes. Ele dizia que a virtude era o conhecimento e as faltas morais provinham da ignorância. Sócrates foi o primeiro filósofo que Atenas produziu. Mas, foi acusado injustamente de corromper a juventude porque ensinava na praça pública através de diálogos com os jovens, fazendo reflexões sobre os grandes enigmas da vida.
Platão fez a primeira síntese da filosofia grega desenvolvendo a teoria das ideias e criando o mito da caverna. Ele afirmava que era preciso alcançar a noção do Belo e do Bem. Sócrates não deixou nada escrito. Mas, Platão, seu discípulo, escreveu os Diálogos onde resumiu a doutrina socrática. Escreveu também República, uma utopia. Platão fundou a Academia, a famosa escola superior de Atenas, onde ensinava Geometria, Filosofia e Política. O termo “academia” (universidade) de nossos dias é uma referência à escola de Platão. Platão foi preceptor de Aristóteles.
Ele rejeitou a teoria das idéias de Platão e pesquisou praticamente todas as áreas do conhecimento. Fundou o Liceu, escola superior, e escreveu a Lógica, a Metafísica e a Física Qualitativista, tendo fundado também a Biologia.
Sócrates, Platão e Aristóteles foram os principais filósofos gregos da Antiguidade.
Quando a Filosofia surgiu, a Matemática já existia. A Matemática foi a primeira ciência que nasceu espontaneamente nos primórdios da humanidade, em todos os cantos do mundo, pela necessidade dos homens de contar nos dedos ou com pedrinhas ou ossos ou gravetos, ou sementes ou nós de cordas os carneirinhos e os produtos das colheitas; mais tarde os egípcios calculavam os impostos e as pirâmides; os árabes inventaram os algarismos arábicos.
Com o passar dos tempos, a Filosofia foi gerando as demais ciências a partir do espanto que levava os homens à reflexão crítica.
Aristóteles havia explicado que a Filosofia era separada da ciência (episteme) e que a Lógica era apenas um instrumento (organon) das duas. Assim, há uma Lógica filosófica, uma Lógica das ciências exatas, outra das ciências humanas, outra das ciências naturais, etc. Por exemplo, a lógica matemática utiliza os números, alguns sinais, etc para chegar a um resultado; o Direito tem uma lógica discursiva, isto é, utiliza o discurso, usa as palavras para a argumentação e chegar numa conclusão. A Filosofia também usa uma lógica discursiva, usa as palavras para a argumentação filosófica, isto é, para explicar as razões sobre um tema em discussão, em reflexão crítica, assim chegando a uma conclusão. Portanto, como disse Aristóteles, a Filosofia não é uma ciência.
A filósofa brasileira Marilena Chauí, professora da Universidade de São Paulo (USP) , nos dá uma das definições de Filosofia: “reflexão crítica sobre a ciência, a arte, a religião e a moral.” A Filosofia contemporânea tem muitas ramificações, entre elas, a Lógica, a Metafísica, a Ética, a Estética, a Epistemologia, a Ontologia, a Filosofia Política, a Filosofia da Educação, a Filosofia da Linguagem, a Filosofia das religiões, etc.
Fontes:
Convite à Filosofia, Marilena Chauí,
Ed. Ática, São Paulo: 2000
Aristóteles, vol I, Coleção Os Pensadores,
São Paulo: Abril Cultural, 1978
Platão, Coleção Os Pensadores, São Paulo:
Abril Cultural, 1979
Convite à Filosofia, Marilena Chauí,
Ed. Ática, São Paulo: 2000
Aristóteles, vol I, Coleção Os Pensadores,
São Paulo: Abril Cultural, 1978
Platão, Coleção Os Pensadores, São Paulo:
Abril Cultural, 1979
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia
http://www.webartigos.com/artigos/os-primeiros-pensadores/48271/
http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/delamar1.html
http://philosophiagrega.no.comunidades.net
http://www.webartigos.com/artigos/os-primeiros-pensadores/48271/
http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/delamar1.html
http://philosophiagrega.no.comunidades.net
A reflexão é muito importante, pois sem ela as coisas seriam feitas mecanicamente. É preciso refletir para analisar, discernir e avaliar. E refletindo há a possibilidade da busca de comportamentos mais éticos.
ResponderExcluir