sábado, 7 de setembro de 2013

Sono e ritmo biológico




O que é “relógio biológico”?

O “relógio biológico” é o ritmo biológico, uma função do cérebro executada por dois pequenos núcleos do tamanho de cabeças de alfinete situadas sobre o hipotálamo, na base do cérebro.

O “relógio biológico” regula todas as funções do organismo, tais como o batimento cardíaco, os movimentos respiratórios, o sono, a função urinária, a tensão arterial, a temperatura intra-cerebral e do corpo, etc.

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio cuja principal função é regular o sono. Ela é segregada durante a noite. Num ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso, é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma ou calor que possam acelerar o metabolismo (regulação energética do organismo) e impedir o sono. Pela manhã, quando os primeiros raios de luz entram pela janela, a pessoa acorda e começa a funcionar.

Que fatores podem alterar o ritmo do “relógio biológico”?

A exposição ao stress e à luz ou sombra excessiva além de fatores físicos e mentais, podem alterar o ritmo biológico. No entanto, o ritmo tem tendência a auto-regular-se após um período de adaptação.

Nas pessoas que trabalham à noite há uma adaptação no ritmo biológico?

Não. Pior ainda para a resistência física e mental é a sucessão de horários diferentes como em turnos de trabalho. Por exemplo, se uma pessoa trabalha da meia-noite às quatro da manhã e, na semana seguinte, tem de dormir a essa hora, acaba invertendo o ritmo biológico. Essas pessoas permanecem úteis por oito a dez anos; depois disso, muitas acabam nos consultórios dos psiquiatras.

Quanto tempo demora o organismo a adaptar-se a esse tipo de mudança?

O ciclo leva de quatro a cinco dias para se ajustar. Durante esse período, o trabalho não vai render, a pessoa está inapta. Somente no final de oito dias é que voltará relativamente ao desempenho normal, pois foi acumulando fadiga e falta de repouso.

E as pessoas que ficam acordadas até altas horas?

O mesmo acontece com as pessoas que ficam acordadas até altas horas para zelar por um doente ou no final de semana, para o lazer. Elas acabam trocando o “fuso horário” do sono. Então, levarão alguns dias para retomar o ritmo biológico com evidente prejuízo para suas funções cerebrais, reduzindo a imunidade e a qualidade de vida, prejudicando seu desempenho no trabalho e no estudo.

Os idosos precisam dormir menos?

Não. Os idosos precisam ter um sono profundo como todas as pessoas. Uma criança pequena dorme de 20 a 22 horas e vai dormindo menos até chegar a seis e oito horas do adulto médio. Aos 70 ou 80 anos, dormir quatro ou cinco horas de sono profundo por noite é suficiente já que, durante o dia, os idosos passam por sonolência e cochilos.

Existem padrões de sono masculino e feminino?

As pesquisas investigam indiferentemente homens e mulheres. Mas, as mulheres têm uma emotividade mais intensa o que pode refletir-se no seu sono.

O ruído tem o mesmo efeito que a luz na qualidade do sono?

Não. A luz interfere diretamente na atividade cerebral, enquanto o ruído apenas estimula a atividade auditiva. Mas, é necessário silêncio para um sono reparador, caso contrário, será um sono entrecortado, o que pode ser prejudicial se acontecer muitas vezes.

O sono noturno é mais reparador?

Sim, pois é durante a noite que o cérebro libera mais melatonina, o hormônio regulador do sono. O ideal é dormir entre as 11 ou meia-noite e as seis ou sete da manhã.

É possível compensar no fim-de-semana o déficit de sono?

A pessoa não consegue recuperar o que perdeu. O organismo humano não reage bem às horas de sono somadas para o total recomendado.

Como acordar?

Um ritmo biológico bem treinado permite acordar sempre à mesma hora, de forma espontânea, após um sono reparador e tranquilo. O despertador, o celular ou alguém a acordar-nos constitui uma violência. Mas, a vida social tem essas exigências para não nos atrasarmos para os compromissos.

Planejamento inteligente. Nós temos de controlar nosso ritmo biológico com bons hábitos, com educação. Um auxiliar importante para o controle do ritmo biológico é o planejamento inteligente do tempo de forma a regular os horários de deitar e levantar sem prejuízo para a saúde nem para os compromissos assumidos.






Fontes:
http://www.juarezfurtado.com/med/blog/223-sono-e-ritmo-biologico.html
http://www.minhavida.com.br/familia/materias/11570-adolescentes-precisam-de-9-horas-ou-mais-de-sono-diz-estudo#.UflmBpKzdro

http://simonicasimiro.blogspot.com.br/ 


Um comentário:

  1. O sono é muito importante! Ele até interfere na produção da bainha de mielina, que reveste o axônio do neurônio e é fundamental para a transmissão do impulso nervoso: http://camaradecultura.org/sono-aumenta-numero-de-celulas-no-cerebro-diz-estudo/

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada