sábado, 7 de setembro de 2013

Poesia - Palavra

PALAVRA
Lucia Rocha

Palavra!
Palavra que não fui eu!
Não fui eu que peguei,
eu sei lá quem foi,
peguem o cara!
Eu olho, ignoro,
desmando, disfarço,
me arrufo, pelejo,
desguio, tô fora!

Ele fala!
Ele fala demais e aumenta!
Ele mente de tanto que inventa!
Atropela a dor, não vê o lamento,
só sei que ele zurra, parece um jumento,
disque tem, disque tem,
disque tem, tem, tem.

Palavra!
Palavra, que confusão!
Olha o berro na esquina, na curva, no morro,
olha o três oitão lá na contramão!
Olha o álcool, olha a peste,
olha a droga, olha a guerra,
olha a morte, João!

Palavra!
Na igreja e no terreiro,
na praça e no salão,
janeiro a janeiro
amor e união,
olha o céu, olha a vida,
olha a fé, meu irmão!

Palavra é força,
energia que vibra,
atinge, materializa,
multiplica,
transforma, congrega, une.
É justiça! É beleza!
Alegria, É cantoria!
É vida em harmonia!
Vê a palavra que tu põe na boca!

Palavra e não berreiro!
Uma que seja em vez do silêncio
desatando nós,
fazendo a ponte,
perdão,
fazendo arrependimento,
perdão,
conscientização,
estendendo a mão,
fazendo boa amizade.

Sentido!
Sentido! Sentido! Sentido!
Indio, Europeu? Negro? Mestiço?
“Que país é esse?”
É o Brasil, meu irmão!
Um caldeirão de amor
sob as bênçãos de Deus.

Um comentário:

  1. Que bonito!
    Aliás, a palavra tem muita força: tem gente que acredita em tudo o que lê e acha que se está escrito é porque é verdade. Que perigo! Tem tanta besteira escrita por aí...

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada