segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Político - Diálogo de Platão


No Diálogo O Político, o filósofo Platão preocupa-se com o perfil do homem político. Para ele, o político deve ser um homem régio, aquele que possui a episteme (conhecimento), e que por isso é capaz de dirigir o povo, dar-lhes ordens, dizer o que fazer, estar ao lado de cada um orientando.

Mas, o próprio Platão, por fim, admite que o governo de um homem régio não era possível: como alguém poderia estar à cabeceira de todos os cidadãos para dizer a cada um como proceder? Como estaria esse governante em todos os lugares ao mesmo tempo? A solução apresentada pelo filósofo, seriam as leis. Mas como? Se, em 294 a.C.,  Platão argumenta que a lei é inflexível e rígida, distante da realidade, incapaz de adaptar-se à sua evolução? 

A crítica platônica ao totalitarismo está evidente ao enunciar a impossibilidade para todo governo de estar à cabeceira de todos e se o povo for esse rebanho, esse gado sem esperança que Platão nos descreve, então é preciso ser democrata, pois segundo ele, “a democracia é o “menos ruim” dos regimes da corrupção, um regime que jamais pode fazer algo de grandioso”.

Considerando-se que Platão achava que a democracia era o menos ruim dos governos, conclui-se que este filósofo não aprovaria os regimes tirânicos do século XX, tais foram o  de Napoleão Bonaparte, Hitler, Mussolini, Fidel Castro, Getúlio Vargas, Mao-Tsé-Tung, que, usando do que de mais forte possuíam – a retórica – foram capazes de levar multidões a colaborarem com seus objetivos de poder totalitário. 

Como provou em outras obras, Platão acreditava que não importava a forma do regime, nem se ele era ou não democrático, as massas seriam sempre conduzidas por uma elite dirigente de especialistas (de sábios) das mais diversas naturezas, que se sentiam no direito de conduzir o destino de todos. Obviamente, ao admitir essa elite dirigente, Platão excluiu o tirano.

Fontes: http://www.kharuna.com.br/Ensaio%20O%20Politico%20de%20Plat%C3%A3o%20-%20Nara%20Rela.pdf

Profa. Lúcia Rocha

Imagem: http://blogdarley.blogspot.com.br/2009/10/ensaio-sobre-o-politico-de-platao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada