segunda-feira, 2 de maio de 2016

Nosso Belo Português -


Aprende-se muito uma língua por imitação, ou seja, pela repetição oral ou pela cópia escrita de textos e palavras. 

Mas, cuidado!

Outro dia, soube que um jovem professor universitário disse aos alunos que um animalzinho tinha “calda”, escreveu na lousa. Como se o animalzinho fosse pudim. Os alunos se entreolharam, mas sabiamente silenciaram. E depois da aula ficaram discutindo, se era com “u” ou com “l”. A cauda animal é com “u”: cauda. Está no dicionário. 

Já vi uma jornalista famosa de uma emissora de TV famosa dizer, mais de uma vez, “Me dá “uma” dó...” “Dó” é uma palavra masculina, seja significando piedade ou o nome da nota musical. Então, o correto é “Me dá um dó...” Está no dicionário. 

Corrijamos os filhos. Mas, não sugiro que se corrija um amigo, é desconfortável para ambos. Tem gente de nível universitário viciada em falar errado, mas como ela convive com pessoas que cometem os mesmos erros, ela já nem percebe que segue pela vida falando essas barbaridades. Nesse caso, perder o vício é realmente difícil, talvez a pessoa morra com ele. 

Por isso, se a pessoa continuar no erro, problema dela, quem passa vergonha é ela. O melhor que temos a fazer é fingir que não ouvimos nem vemos essas mutilações da língua materna. E continuemos dando o bom exemplo, as crianças e os adolescentes gostam de aprender o certo. 

O português é a língua ocidental mais difícil que existe pelas dificuldades da sua gramática: certos verbos e inúmeras exceções gramaticais. Mas, nós, brasileiros, desde o berço vivemos cercados de português por todos os lados e o aprimoramos na escola. A escola nos ensina a falar e a escrever de forma simples, mas correta.

Apesar do seu imenso território e das diferenças dialetais, o Brasil é uma única nação porque todos nós falamos o português que nos une.

Para cultivar uma língua é preciso contato CONSTANTE com ela, seja falando ou escrevendo. Os e-mails, as redes sociais e os blogs são uma oportunidade de cultivo do português escrito. Com simplicidade, sim, mas de forma correta. 

Que a nossa língua seja para a comunicação do bem e para a promoção da paz ao redor.  

Nosso belo português, a língua oficial da pátria amada. Salve! 

Profª Lúcia Rocha  

Imagem: http://xn--explicaes-w3a8m.net/images/2014/09/24/244/explicacoes-de-portugues-do-5o-ao-12o-ano-lisboa_1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada