Região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país, sendo esta a cidade mais populosa da região.
Com uma área de 1 606 403,506 km³, o Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, superada apenas pela Região Norte, sendo um pouco maior que a área do estado do Amazonas ou da Região Nordeste. Por outro lado, é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional. Por esse motivo, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios demográficos.
Das regiões brasileiras, o Centro-Oeste é a única região que faz limite com todas as demais e, ao mesmo tempo, a mais interiorana do país, sendo a única que não possui litoral.
Regiões Metropolitanas
Com 14.058.094 habitantes, conforme dados contabilizados pelo Censo do IBGE em 2010, a Região Centro-Oeste é pouco povoada, porém a mesma possui duas regiões metropolitanas:
- Região Metropolitana de Goiânia com 2.206.134 habitantes, sendo 22 municípios.
- Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá com 859.130 habitantes, sendo 4 municípios.
Além de Possuir:
- Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno com 3.716.996 habitantes, sendo 22 municípios mais o Distrito Federal
Etnias
Entre os tipos humanos característicos do Centro-Oeste estão: o vaqueiro do Pantanal, o boiadeiro de Goiás, os peões das fazendas de gado, os garimpeiros, os índios com as suas múltiplas formas de cultura com influência sulista no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a nordestina no Distrito Federal.
De acordo com estudos autossômicos realizados, a ancestralidade europeia responde por 66,30% da herança da população, a ancestralidade africana responde por 21,70% da e a herança indígena, 12,00%. A composição (ancestralidade) da população de Goiás como um todo encontra-se assim descrita: 83,70% europeia, 13,30% africana e 3,0% indígena. E a do Mato Grosso do Sul: 73,60% europeia, 13,90% africana e 12,40% indígena.
Grupos indígenas
A presença indígena é muito intensa no Centro-Oeste. Habitam numerosas tribos inóspitas e em algumas reservas e parques indígenas que podem ser citados: o Parque Indígena do Xingu, que reúne cerca de 20 tribos diferentes, o Parque Indígena do Araguaia, na ilha do Bananal, a Reserva Indígena Xavante e a Reserva Indígena Parecis.
Os índios se dedicam, em geral, à agricultura, pecuária, artesanato, garimpagem, caça e pesca. Mas sofrem com as frequentes invasões dos seus territórios.
Para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil
Veja o belo vídeo de 3 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=ERYObgtR-FE
Profa. Lúcia Rocha
Imagem: http://image.slidesharecdn.com/revisoparaprovabimestraldegeografia2bimestre-140609171150-phpapp02/95/reviso-para-prova-bimestral-de-geografia-2-bimestre-31-638.jpg?cb=1402333980
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada