segunda-feira, 2 de maio de 2016

Geografia - Conheça o Brasil

Região Norte

A Região Norte é composta por sete Estados: Amazonas (capital Manaus), Roraima (capital Boa Vista), Acre (capital Rio Branco), Rondônia (capital Porto Velho), Pará (capital Belém), Amapá (capital Macapá) e Tocantins (capital Palmas).

É a região brasileira com maior extensão territorial. Ela tem uma área de 3.869.639,9 de quilômetros quadrados (ou seja, mais de 45% do território brasileiro, quase a metade do tamanho do Brasil). Essa região abriga a menor parcela de população por quilômetro quadrado: apenas 7% do total de habitantes do país, ou 2,91 habitante por quilômetro quadrado.

O clima predominante na região norte é o tropical úmido. A vegetação, sua característica mais marcante, é composta pela Floresta Amazônica. É na região norte que se encontra a maior bacia hidrográfica das Américas e o maior rio do mundo, o Rio Amazonas. Outro rio importante é o Tocantins que abriga a Usina de Tucuruí, a maior usina hidrelétrica da região norte. 

A região norte abriga grande parte das comunidades indígenas do Brasil que, devido ao isolamento propiciado pelas características locais, puderam manter seu modo de vida tradicional.

As indústrias que se estabelecem na região recebem incentivos fiscais para compensar as dificuldades inerentes à localização e a falta de mão de obra. Estes incentivos fazem parte do plano geoeconômico que constitui a Zona Franca de Manaus, estabelecida ainda no período da ditadura militar, anos 80.

http://www.infoescola.com/geografia/regiao-norte/ 

*

O Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade de Belém, no estado do Pará, estando localizado na travessa Boulevard Castilho Franca, Cidade Velha, às margens da baía do Guajará. Ponto turístico e cultural da cidade, é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso (pesar a mercadoria para “ver” o quanto pesa e o quanto vai custar) abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial.

Veja o interessante vídeo do mercado Ver-o-Peso: 

https://www.youtube.com/watch?v=20lytfWPR94

*

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

http://images.slideplayer.com.br/5/1587198/slides/slide_3.jpg

https://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/fotos_noticias/fotos_presidencia/100305_belem.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada