segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Música Erudita - Wolfgang Amadeus Mozart

Tom Hulce (Mozart) 

Wolfgang Amadeus Mozart (pronuncia-se “Motzart), batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart  (1756-1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.

Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente no teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, quando passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo. 

Em 1781, ao visitar Viena com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão. Permanecendo em Viena, onde trabalhou o resto da sua vida por conta própria, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além do seu famoso Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura aos 33 anos deram origem a diversas lendas. 

Foi o autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referências na música sinfônica, concertista, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos da sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. 

Hoje, Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do Ocidente, tendo conseguido conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos e sua imagem se tornou um ícone popular.

Catálogo Köchel

Mozart

O catálogo Köchel (pronuncia-se “Kêchel”) é um inventário das obras de Wolfgang Amadeus Mozart, organizado em ordem cronológica  pelo musicólogo austríaco Ludwig von Köchel e publicado em 1862, após a morte de Mozart. O catálogo estabelece uma cronologia e também  facilita as referências às obras de Mozart.

A cada obra corresponde um índice Köchel, ou seja, um número precedido da letra K  (do alemão Köchelverzeichnis: "Catálogo Köchel"). Assim, a 433ª obra do compositor Männer suchen stets zu naschen. Arie für Baß und Orchester  é identificada simplesmente pelo índice K. 433.

O catálogo começa com um pequeno Minueto em Sol (K.1) e termina no célebre Requiem (K. 626).

Filme

O filme americano “Amadeus” foi lançado em 1984. Direção de Milos Forman, com Tom Hulce no papel título, Murray Abraham, Simon Callow; 3 hs de duração. Melodrama. Lindo. 

Após tentar o suicídio, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Nota: Assisti duas vezes ao filme em ocasiões diferentes. Linda história com final meio triste. Tom Hulce,  no papel título, está extraordinário. Vale.    

Tom Hulce (Mozart)


Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1logo_K%C3%B6chel

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:
https://pbs.twimg.com/media/CBdNiS2WwAAW8td.jpg:large

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Wolfgang-amadeus-mozart_1.jpg

http://br.web.img1.acsta.net/medias/nmedia/18/72/74/31/20080748.jpg

http://br.web.img1.acsta.net/medias/nmedia/18/86/93/86/19874950.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-M-Iqg4B_y0c/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAASU/jFgO2kCPg8U/photo.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada