segunda-feira, 5 de outubro de 2015

História Geral – Períodos Históricos

Introdução 

Hoje começamos uma série de pequenos estudos sobre a História Geral.  A História Geral estuda a ação do homem no tempo e no espaço, principalmente suas sociedades.

Segundo Ismael Augusto Crivelli, bacharel em História pela Unicamp, meu querido filho caçula,  “Para fins didáticos ainda se usa a divisão da  linha do tempo em blocos de períodos históricos. Esses recortes ajudam a identificar melhor o contexto e as mudanças desses períodos são sempre identificadas a partir de grandes mudanças ou eventos importantes.” 

 A História Geral abrange os seguintes períodos históricos: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. 

Pré-História

Pintura rupestre 

A Pré-História é o período anterior ao aparecimento da escrita. Esse período vai do surgimento dos primeiros seres humanos até 4.000 a.C. aproximadamente, quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. 

Foram os historiadores do século XIX que deram o nome de Pré-História a esse período de tempo, pois eles definiram como História o momento a partir do qual o homem produziu algum documento escrito. Essa era a perspectiva evolucionista da História.   

Porém, mais tarde, as pesquisas trataram como fontes históricas também os vestígios como pinturas rupestres, sítios arqueológicos, ossadas, fósseis, entre outros que permitiram estudar a ação dos seres humanos que viveram há milhares de anos. Então, a Pré-História foi dividida em dois períodos, de acordo com os tipos de ferramentas utilizados: o período Paleolítico (até 10.000 a.C.) e o período Neolítico (de 10.000 a 4.000 a.C.).

O período Paleolítico é chamado também de Idade da Pedra Lascada porque os homens usavam instrumentos não elaborados, como pedaços de ossos, madeiras e pedras. 

Os homens habitavam cavernas e seus instrumentos eram de uso coletivo. Seu alimento era a caça de animais, pesca e coleta de frutos e raízes. O alimento conseguido era dividido na coletividade. Quando o alimento acabava, eles mudavam para outra região onde tivesse alimento. Portanto, eles tinham uma vida nômade. Sua linguagem eram poucos sons sem palavras definidas. As pinturas rupestres  era sua melhor forma de comunicação de sentimentos e preocupações cotidianas. 

O período Neolítico é chamado também de Idade da Pedra Polida, pois os homens  fabricavam instrumentos de metal e pedras polidas como lanças, machados e outras ferramentas para facilitar a caça. Com esses instrumentos os homens produziam com melhor qualidade e rapidez. Nesse período, eles atingiram um importante grau de adiantamento, pois se tornaram sedentários, o que lhes possibilitou o desenvolvimento da  agricultura.  

Houve a divisão do trabalho na família: o homem protegia e sustentava a família e a mulher cuidava da prole e da habitação. A armazenagem dos alimentos garantia a sobrevivência nos períodos de seca ou inundação. Logo,  surgiu a necessidade da troca do excedente de alimentos com outras comunidades dando origem às vilas e pequenas cidades. A divisão do trabalho na comunidade criou o trabalhador especializado. 

A evolução do homem na Pré-História pela sua posição ereta, locomoção bípede  e formação da arcada dentária passou pelos seguintes hominídeos: Australopithecus, Pithecanthropus erectus, Homem de Neandertal e Homo Sapiens.  O Homo Sapiens desenvolveu a linguagem, dominou o fogo e construiu instrumentos diversos. Ele teria surgido há 150 mil anos atrás, no período Paleolítico. 

Fontes:

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/prehistoria.htm

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:

http://static.fanpage.it/socialmediafanpage/wp-content/uploads/2011/12/Il-pi%C3%B9-antico-letto-dellumanit%C3%A0-ed-i-nostri-antenati.jpg

http://grupoum.art.br/1/wp-content/uploads/2015/04/Pinturas_Rupestres_Serra_da_Capivara_Piau_.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada