segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A História da Arte - 9

O espelho da natureza

No século XVII, a divisão da Europa num campo católico e outro protestante afetou a arte dos pequenos países como a Holanda.  O efeito da vitória do protestantismo sobre a pintura foi ainda mais acentuado. A carreira de pintor ou escultor deixou de atrair os talentos nativos. 

Frans Hals (1580-1666) foi obrigado a levar essa existência precária. Ele foi contemporâneo de Rubens. Hals pintava o espírito alegre de agrupamentos militares que se reuniam em torno de uma mesa de banquete. 


O maior pintor da Holanda e um dos maiores que a arte conheceu até hoje foi Rembrandt van Rijn (1606-1669). Ele era uma geração mais jovem que Hals e Rubens. Ele nos legou uma série de auto-retratos desde a juventude até quando era um mestre vitorioso e na moda e depois na sua velhice na bancarrota.

Seu último auto-retrato mostra um velho feio sem sinal de pose nem vaidade, apenas o olhar penetrante de um pintor que examina atentamente as próprias feições, sempre disposto a aprender mais e mais sobre os segredos do rosto humano.

Auto-retrato, Rembrandt

Depois, veio Jan Vermeer van Delft (1632-75). Ele foi um trabalhador lento e meticuloso. Não pintou muitos quadros e poucos representam uma cena importante.  A maioria exibe figuras simples num aposento de uma casa tipicamente holandesa. Seus quadros são naturezas-mortas incluindo seres humanos. Temos a mulher despejando leite numa vasilha de barro e a moça do brinco. 

A leiteira, Vermeer 

A moça do brinco, Vermeer

Itália do século XVII e início do XVIII

A arte suprema da decoração teatral foi desenvolvida principalmente por Lorenzo Bernini (1598-1680). Tal como Rembrandt, ele era um consumado retratista. Suas obras eram uma experiência religiosa na escultura. 

Destacamos O êxtase de Sta. Teresa, em mármore, na capela Cornato, Igreja de Sta. Maria dela Vittoria, Roma. 

O êxtase de Sta Teresa, Bernini

O êxtase de Sta Teresa, detalhe

Giovanni Baptista Tiepolo (1696-1770) pintava grandes afrescos como O Banquete de Cleópatra, no Palazzo Labia, Veneza. 

O banquete de Cleópatra, Tiepolo

Francesco Guardi (1712-93) pintava a laguna veneziana com sóbrias e fieis marinhas. Os gondoleiros são um punhado de manchas coloridas. São frutos tardios da arte barroca italiana.  (continua) 

Vista de S. Giorggio Maggiore, Guardi

Fonte:

Gombrich, E.H. A história da arte, LTC, Rio de Janeiro, 16ª edição

Profa. Lúcia Rocha

Imagens:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/54/Frans_Hals_-_Banquet_of_the_Officers_of_the_St_George_Civic_Guard_%28detail%29_-_WGA11053.jpg/800px-Frans_Hals_-_Banquet_of_the_Officers_of_the_St_George_Civic_Guard_%28detail%29_-_WGA11053.jpg

http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/fotos/Rembrant-autorretratos-Foto02.jpg

http://virusdaarte.net/wp-content/uploads/2013/06/jv1.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-xUGC5g_FSFk/Tqzp6F7r22I/AAAAAAABExc/Q846-0GFE-c/s1600/pintura_dia5.JPG

http://betet.info/teresaAvila.jpg

http://www.hzshangding.com/resource/vstore_info/upload/20150604/76621433387240198.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Tiepolo,_Giovanni_Battista_-_The_Banquet_of_Cleopatra_-_1746-47.PNG

http://cdn.i24news.tv/upload/image/Francesco_Guardi_-_Venice_-_San_Giorgio_Maggiore_-_WGA10869.jpg

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