A propagação do novo saber: Alemanha e Países Baixos
No início do século XVI, a Itália havia deixado três realizações tangíveis dos mestres italianos para as quais se podia apontar: uma foi a descoberta da perspectiva científica, a segunda o conhecimento da anatomia – e simultaneamente a representação perfeita do belo corpo humano – e em terceiro lugar, o conhecimento das formas clássicas de construção, que pareciam simbolizar tudo o era digno e belo. Esse era o novo saber.
Dürer fez trabalhos com visões apocalípticas que se juntaram ao descontentamento da Alemanha com as instituições da Igreja e que eclodiu na Reforma de Lutero. Para representar esse grande momento, Dürer desprezou as poses tradicionais de São Miguel combatendo o dragão.
São Miguel e o dragão, Dürer
Adão e Eva, Dürer
Auto retrato, Dürer
Parmigianino (1503-1540) era um seguidor de Correggio. Sua “Madona do colo longo” nada tem a ver com as madonas de Rafael, pois o pintor pintou seu pescoço igual ao de um cisne e fez seus dedos longos e assim como o restante do seu corpo.
Madona do colo longo, Parmigianino
Gianbologna (1529-1608) fez esculturas em bronze, como “Mercúrio”.
Mercurio, Gianbologna
Tintoretto (1518-1594) pintava eventos com dramaticidade.
São Jorge e o dragão, Tintoretto
El Greco, apelido do grego Domenikos Theotokopoulos (1541-1614) veio para Veneza. Depois, foi para Toledo, na Espanha, onde pintou uma cena apocalíptica: “A abertura do Quinto Selo do Apocalipse” .
A abertura do Quinto Selo do apocalipse, El Greco
Frei Hortensino Felix Paravicino, El Greco
A arte italiana foi finalmente aceita pela alta sociedade com os maneiristas como o escultor Cellini.
Perseu e a medusa, Cellini
Cellini influenciou o escultor francês Jean Goujon com seus alto-relevos.
(Continua)
Ninfas da Fonte dos Inocentes, Goujon
Fonte:
Grombrich, F.H., A História da Arte, Rio de Janeiro, LTC, 2009
Profa. Lúcia Rocha
Imagens:
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