segunda-feira, 7 de março de 2016

O Banho

HÁBITOS SALUTARES: A HIGIENE PESSOAL


O banho diário é simples obrigação. (Espírito André Luiz; Sinal Verde; Xavier, F.C.; RJ, FEB).  

O banho diário é um hábito indispensável para a manutenção da saúde. Ele faz parte da higiene pessoal.  O ideal é tomar um banho rápido logo cedo antes de ir para o trabalho ou para a escola ou ainda para ficar em casa. O banho matinal dá maior disposição para enfrentar o dia de compromissos. E na volta do trabalho ou da escola, é importante tomar mais um banho, ou antes de dormir.

No inverno, o melhor horário para o banho de um bebezinho ou de uma pessoa muito idosa é um pouco antes do meio dia quando a temperatura do dia está mais elevada. A pessoa que, por força de seus compromissos, precisa tomar banho à noite deve usar o secador para secar os cabelos evitando resfriados. 

Para as regiões frias, como no sul do Brasil, o banho ideal é o quente. Para as demais regiões brasileiras, é melhor o banho morno. E tem quem goste do banho frio.  Mas, o banho muito quente desidrata a pele e o cabelo. 

O banho também é um suave calmante natural, pois deixa a pessoa mais relaxada após desavenças com a família ou os amigos, retomando-se depois o bom ânimo. Se um adolescente está de mau humor, é bom induzi-lo a tomar um banho para que se acalme. O mesmo com a criança.  Se vai a uma festa ou outro compromisso, é importante tomar mais um banho para ficar perfumado.  

Uma família que veste uma roupa limpa e se perfuma, mas não toma banho todos os dias, está arranjando doenças causadas pela sujeira e dando mau exemplo para as crianças e os adolescentes. A higiene corporal diária faz parte da boa educação e é uma responsabilidade da família para com as novas gerações. Para maiores detalhes sobre como tomar um bom banho, pode-se consultar o pediatra, o clínico, o geriatra, o dermatologista, o ginecologista, o urologista. Um bom banho é quase toda a beleza de uma pessoa, tornando o seu convívio agradável para os demais.        

A higiene bucal faz parte da higiene pessoal, principalmente após as refeições. Visite o seu dentista ao menos uma vez ao ano, nas férias escolares ou do trabalho, marcando-se a consulta com antecedência, assim se pode aproveitar os trinta dias para algum tratamento. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças – a partir dos dois anos de idade – para visitas ao odontopediatra para que elas experimentem sentar-se na cadeira do dentista, e assim não tenham medo de futuros tratamentos, mesmo dos dentes de leite.     

Que a higiene pessoal feita com todo o capricho seja a base da união entre namorados, noivos e cônjuges - os casais apaixonados - para que estejam perfumados e belos -  dia e noite - e para que tenham boa saúde.  

Os hábitos de higiene pessoal são dos mais altos valores da saúde, depois da boa nutrição. São valores espirituais de uma educação primorosa que devemos legar para os nossos descendentes.  

Profª Lúcia Rocha

*

Imagem:

https://www.google.com.br/search?q=banho+Betty+Boop&espv=2&biw=1680&bih=925&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjp-5TV1PzKAhVKFpAKHXO-A0kQ7AkIKA#imgrc=S35TOBT0XFJR4M%3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada