segunda-feira, 28 de março de 2016

Literatura - Monteiro Lobato


José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948), natural de Taubaté, SP, nasceu no dia 18 de abril, em pleno Império brasileiro. Contista, ensaísta, tradutor e editor, foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Fundou a Companhia Editora Nacional.  Escreveu Urupês, a Barca de Gleyre, entre outras obras para adultos, algumas delas polêmicas pelo seu conteúdo político. Mas, ficou conhecido pelo conjunto educativo de suas obras infantis, entre elas, Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, O Sitio do Picapau Amarelo. Sua personagem mais conhecida é a Emília, uma boneca de pano com sentimentos e ideias independentes.  

Lobato tinha uma personalidade incrível. Certa vez, negou-se a receber alguns repórteres em sua casa, para uma entrevista, pois estava brincando com seus netos. Frases famosas: “Tudo tem origem nos sonhos. Primeiros sonhamos, depois fazemos.”  “Um país se faz com homens e com livros.” 

O dia 18 de abril foi instituído o Dia do livro infantil em homenagem a Lobato. 

Em 2007, em acordo com os herdeiros, o STJ concedeu à Editora Globo os direitos exclusivos sobre a obra de Monteiro Lobato, até 2018, ano em que o legado do autor deverá entrar em domínio público, aos 70 anos de sua morte.

A turma do Sitio do Picapau Amarelo

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato

Profa. Lúcia Rocha

Imagens: 

http://pbs.twimg.com/media/CKyuxA4UkAAFAWA.jpg:large

Um comentário:

  1. Um dos maiores escritores de todos os tempos, se não o maior. sem falar na sua participação para a cultura brasileira, com todas as suas obras literárias, que até hoje continua a encantar as crianças, adolescentes e vários adultos.
    Matheus rocha lobato

    ResponderExcluir

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada