segunda-feira, 21 de março de 2016

Meditação - A Ordem


“Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.” (Anônimo)

A nossa bandeira nacional tem um lema: Ordem e Progresso. Uma pessoa que tem a vida organizada é aquela que, em primeiro lugar, tem suas coisas organizadas, em ordem. A ordem exterior é a base da disciplina, que é a base da nossa vida bem resolvida.

Nossas coisas somente estarão em ordem, quando pudermos encontrá-las até mesmo no escuro, seja em casa ou no escritório. E depois de tirar alguma coisa do lugar para usá-la, deveremos colocá-la de volta no seu devido lugar - sempre no mesmo lugar -  essa informação ficará registrada na nossa memória. 

Quando organizamos nossas coisas estamos organizando a nossa memória, estamos organizando a nossa autonomia, a nossa independência material. Por exemplo, se deixarmos nossa caneta cada hora num lugar diferente, nossa memória ficará “maluca”, não saberá informar-nos imediatamente aonde a caneta está.  Pura desorganização, desgaste mental e emocional desnecessários, perda de tempo útil para procurar aonde está uma simples caneta. Desordem!

Cada pessoa organiza suas coisas do jeito que fica mais fácil para ela e assim com todo tipo de organização/ordem na sua vida. Não existe uma única ordem para as coisas particulares. Mas, os funcionários de uma empresa têm de se adequar, se ajustar, se adaptar à ordem/organização da empresa com relação aos horários ou com o uniforme, jaleco, crachá, capacete e outras coisas. 

Nosso quarto ou nosso escritório deverá estar sempre bem arrumado, um primor, pronto para receber uma visita. A nossa ordem exterior mostra um pouco do que somos, da nossa personalidade: se somos organizados ou bagunceiros. As crianças e adolescentes só aprendem a organizar seu quarto, suas coisas, no passo a passo com a supervisão da família, até eles se tornarem realmente autônomos, independentes, o que somente acontecerá com a maioridade civil ao completarem 18 anos. Até lá, os adolescentes são considerados incapazes pelos seus atos não tendo de responder por eles. 

No entanto, uma criança de 12 anos pode ser bem organizada com suas coisas enquanto um adulto de 30 é desorganizado, exigindo paciência da família. 

Obviamente esse espírito tem essa dificuldade e talvez termine os seus dias dessa maneira.      

Depois de organizarmos nossas coisas, basta CONSERVAR A ORDEM, o que podemos fazer rapidamente, automaticamente, pois virou um hábito. “O hábito é uma segunda natureza”. O bom hábito adquirido é como se tivéssemos nascido com ele, faz parte de nós, da nossa natureza.

A ordem é uma questão de educação ou de autoeducação. Com nossas coisas em ordem/organizadas, ficaremos mais entusiasmados para fazer as tarefas diárias e estas ficarão bem feitas e prontas dentro do prazo, sem correrias. Se for no escritório, nosso serviço organizado ficará pronto no tempo certo evitando prejudicar o resultado do trabalho coletivo. Um bom funcionário tem na sua ordem externa o seu primeiro compromisso de honra com a empresa. 

Que empresa quer um funcionário desorganizado, que atrasa o trabalho coletivo? Que vive de correrias porque não tem ordem?    

A nossa ordem externa faz parte da nossa ordem mental: tranquilidade, paz, autoconfiança. A ordem proporciona equilíbrio à nossa vida, faz parte da evolução espiritual. O equilíbrio do universo é o resultado da perfeita ordem de Deus, o Pai Criador. 

Profª Lúcia Rocha 

Imagem: http://pt.best-wallpaper.net/wallpaper/2560x1600/1304/Africa-giraffe-and-elephant-at-sunset-lake-reflection_2560x1600.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada