segunda-feira, 21 de março de 2016

Lendo um Livro


Com um livro de papel nas mãos estamos diante de um objeto tridimensional com capa e “miolo”. Ás vezes, esse livro ainda tem uma sobrecapa em papel especial. 

 A leitura de um livro começa na capa: o título, o nome do autor, o nome da editora, etc. Se a capa tem uma ilustração ou uma foto, nós paramos alguns minutos para apreciá-la. Se o livro tem o formato de brochura, geralmente ele tem “orelhas”. Então, vem a leitura das “orelhas”, a da esquerda e a da direita.  

As “orelhas” contém informações importantes, tanto sobre o autor quanto sobre a obra. Quem não lê as “orelhas pode perder informações indispensáveis. Em seguida, vamos parar na contracapa, é bom lê-la também. 

Depois, é que vamos ler o miolo que geralmente começa com  informações sobre a catalogação do livro: se é a primeira edição ou em qual edição já está, o nome completo do autor e da editora, quem o traduziu (se for o caso de autor estrangeiro), a cidade onde foi impresso, etc. Aí lemos a página de rosto e alguma outra página acrescentada pelo autor. 

Pode ser que o livro tenha ainda um prefácio ou uma introdução. Então, começa o conteúdo: se é de ficção ou científico, filosófico, religioso, técnico, etc.  Tudo o que está impresso no livro, da capa até a última contracapa é para ser lido. Só assim nós lemos realmente o livro todo. 

Terminada a leitura, só nos resta indicá-lo para os amigos. Muitas vezes, um livro é tão importante para a nossa vida que nós o lemos novamente anos depois, mais uma, duas vezes. Mas, já então com um novo olhar que uma maior experiência de vida nos acrescenta. 

Foi o que aconteceu comigo. Aos 32 anos, eu li o romance histórico “Paulo e Estêvão”, pelo Espírito Emmanuel. 

É a história verídica do Apóstolo Paulo, desde a sua mocidade antes da sua conversão ao Cristianismo, e depois na sua missão. Eu o reli quarenta e um anos depois com maior maturidade emocional. As duas vezes em que o li foram experiências muito ricas. Muito bom mesmo, leitura para adultos. 

Estou para ler essa obra monumental de Emmanuel pela terceira vez, um exemplar de papel, edição mais antiga.  Dessa vez, vou fazer algumas anotações sobre a leitura e guardá-las na minha pasta do word.  Não será um resumo, mas anotações de algumas passagens, frases, coisas interessantes para eu compartilhar pelo meu blog. 

Para quem quiser ler o romance “Paulo e Estêvão” on line são 336 páginas: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/chicoxavier/pauloeestevao.pdf

Profª Lúcia Rocha  

*

Imagem: http://verdadeluz.com.br/wp-content/uploads/2014/11/21823.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são o combustível de todo estes trabalhos... Obrigada